Você é chato!

Nada contra a espontaneidade. É bonito! Cria um clima de alto astral legal quando alguém no churrasco pega um latão de lixo para improvisar uma batucada de samba. Ou alguém solta uma piada inesperada para cortar por um instante o silêncio no trabalho.

Descontração, agir sem muito medo das reações alheias, ignorando os possíveis olhares recriminadores. Uma ação livre que visa gerar sorrisos ou fazer você mesmo liberar o stress que pesa nos ombros. É simpático. De verdade! Mas tem hora para acontecer!

Convenhamos, ouvir som alto dentro do ônibus não é uma boa estratégia. Não vai te tornar popular, a pessoa famosa por quebrar o gelo. É uma decisão horrível que simplesmente interfere no modo como os outros indivíduos decidem encarar sua rotina em transporte público.

Se o objetivo é fazer o mundo notar que você tem um iPod ou um celular que toca mp3 com uma potência incrível... parabéns! Você é chato, exibido, inconveniente, mas alcançou seu objetivo. No entanto, se você tem boa alma e só queria fazer o povo requebrar com sua trilha sonora na longa rota de volta para casa, após oito horas de trabalho, então, você ainda é chato e inconveniente, mas do tipo ingênuo.

Talvez um funk, pagode, rock, sertanejo te ajude a esquecer que hoje é somente segunda-feira ou que você teve um dia infernal. Pode ser até que o som reforce sua alegria por ter sido promovido no trabalho. Mas se você está em um ambiente fechado, com estranhos, seja menos espontâneo e livre e mais... respeitoso. Entenda que, no ônibus, no elevador, e outros locais públicos do tipo, ninguém pode fugir do seu show caso não compartilhem do seu gosto musical.

Se a necessidade de extravasar é tanta que você não pode esperar, ponha fone e embarque no seu mundo particular. Rebole até o chão, grite a música MENTALMENTE! E deixe para soltar as cachorras quando chegar em casa ou estiver no bar comemorando ou rodeado de amigos sei lá onde.

Livre arbítrio, espontaneidade, descontração não é desculpa para você forçar o mundo a aceitar seus impulsos energéticos. Quer cantar alto? Faça isso no chuveiro. Quer estourar os tímpanos? É mais eficiente ainda com fone de ouvido!

A não ser que você cante e/ou toque no ônibus torcendo para um caçador de talentos se encantar com sua música. Pior ainda, pode ser que você se ache tão bom que considere um favor deixar o público te ouvir de graça, ainda que as pessoas ali sejam tão somente suas reféns. Neste caso... não sei... não deve haver luz no fim do túnel.