CONVIVÊNCIA, ETA COISA DIFÍCIL....

CONVIVÊNCIA, ETA COISA DIFÍCIL...

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil! (Mário Quintana)

Conviver = viver em comum; ter convivência com; relacionar-se intimamente. Viver é saber se relacionar. (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda)

É preciso entender que cada pessoa é um ser único; não é nada fácil, mas é importante reconhecer que as diferenças individuais contribuem positivamente, para uma boa convivência.

É preciso entender que duas pessoas se encontram e vêm de uma família com hábitos e formação diferentes, ás vezes, níveis social, cultural e religioso diferentes, sendo outra questão que dificulta e muito a convivência, não só a dois como com os familiares!

É preciso o diálogo, a comunicação no dia –a –dia, através de palavras, gestos, ações e o mais difícil, talvez – saber ouvir o outro!

É preciso entender que cada um age do seu jeito, sempre lembrando que são seres diferentes.

É preciso saber ceder, no momento certo, com sabedoria e equilíbrio.

É preciso entender que a rotina é inevitável, mas tenta-se inovar, sempre.

É preciso usar a criatividade, fazendo surpresas, coisas simples: um toque de mão, um afago, a renovação do ambiente, uma viagem... Segundo Ailton Amélio da Silva, especialista em relacionamentos amorosos: “Casamento é como andar de bicicleta – se parar cai”.

É preciso entender que, nem sempre mudar de parceiro escapa dos problemas da convivência. Às vezes é melhor casar várias vezes com a mesma pessoa; basta tentar quebrar certos padrões ultrapassados pelo tempo...

É preciso entender, entretanto, que a duração de um relacionamento está diretamente ligada à razão e ao coração, daí a convivência entre duas pessoas ser uma arte, como disse o sábio Mário Quintana.

Para conviver bem com uma pessoa, na intimidade, antes de tudo é preciso que cada um se conheça profundamente. Será que se conhece? Conhece suas qualidades e seus defeitos? Porque, do outro, com certeza, enxerga-se facilmente!

Em 04 de setembro de 2011

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 12/09/2011
Código do texto: T3215569