UM VIAJANTE NA JANELA

Dentre os diversos tipos de turismo - refiro-me a viagens ao exterior - apresento uma relação objeto de experiência e observação. A relação não é absolutamente exaustiva, não são abordados todos os tipos de viagens.

Foi o que me veio à cabeça, sentado numa poltrona do Dadeland Mall (Miami), aguardando, sem pressa a minha mulher fazer compras.

Guloso

A tônica é aproveitar o custo da passagem ao máximo, então visita-se tudo o que for possível nas cidades, que devem ser pelo menos umas quatro ou cinco para uma viagem de 15 dias. Não importa o cansaço Em geral o guloso é pouco viajado, tira milhões de fotos pensando em mostrar para o seu pessoal, por onde andou, quando voltar.

Temático

É o turismo em que a viagem tem um objetivo específico. Eu, por exemplo, fiz uma viagem nessa categoria para assistir ao campeonato mundial de judô em Roterdã (2010), duas para acompanhar minha mulher na feira de decoração em Milão e uma para pesquisar Beatles em Liverpool. O ponto alto desse tipo de viagem é não se perder tempo decidindo “o que vamos fazer hoje”.

Familiar

Não é preciso dispensar muitos comentários nessa categoria, que é auto-explicativa pelo seu próprio título. Viaja-se , no caso, para visitar parentes, ou por causa de parentes. Casamentos, entrerros, ou simples saudade.

Fixo

É aquele em que viaja-se para um só destino (no máximo 2), para se usufruir a cidade. Em geral é utilizado por quem já viajou muito (tipo “deu várias voltas ao mundo... “) e agora quer ficar uns 15 dias numa cidade exótica.

Excursão

É aquela em que, seja por que motivo for (comodidade, por exemplo), opta-se por entrar em uma excursão pela Europa – 7 horas da manhã, "malas fora", meio-dia almoço (incluído) num bandejão. A Europa toda é vista em uns 20 dias, cidades como Barcelona são visitadas na qualidade de cidade dormitório, uma tristeza, mas tem quem goste. É utilizada por quem gosta de ter as coisas previamente decididas e que não fala bem línguas, possivelmente até o português....

Beirada

É aquela em que aproveita-se uma viagem transoceânica a trabalho (paga por uma estatal) para dar uma esticada a Paris por uns dias. Tem também aquela beirada que é conseguida através de milhagens acumuladas em viagens a Brasília (também custeadas pela estatal...) grande parte delas desnecessárias.

Profissional

O nome já está dizendo. É necessário fazer a viagem devido à profissão. Artista, desportista, empresário, comissário de bordo, ou seja, quem tem no seu ganha pão a necessidade de viajar, de estar aqui e ali com um oceano de distância entre aqui e ali é o que se enquadra na viagem profissional.

Para comprar

São aquelas em que o objetivo é comprar. Comprar de tudo, desde o Ben Gay importado (indispensável para mim) até o último gadget lançado. O local das compras, um mall ou um complexo de lojas pode ser qualquer um, mas em geral, 94,57% das vezes , no meu caso, a cidade acaba sendo Miami/Orlando, essa última principalmente.

Mista

São as viagens que podem ser enquadradas simultameamente em mais de uma categoria. Este texto, por exemplo, foi feito numa viagem mista , metade temática – Nashvillle- música country e metade Fixa/compras – Miami por 8 dias para curtir a piscina do hotel e andar pelos shoppings.

Essa relação absolutamente não é exaustiva, não são abordados todos os tipos de viagem. Foi apenas o que me veio à cabeça, sentado num banco do Dadeland Mall aguardando a mulher fazer compras, como já disse no início.

Antes de finalizar me ocorreram outros tipos de viagens que podem terb textos desenvolvidos pelos leitores: religiosa, visitador de ruínas, cuidar da saúde, fazer um cruzeiro, ou mesmo um safari. Mãos à obra e passaporte em punho, às vezes visto é necessário!

Karpot
Enviado por Karpot em 12/09/2011
Código do texto: T3216148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.