O que é ser bom?

O que é ser uma pessoa boa? O que seria? Quais são os parâmetros. Não sei se isso é paranóia, mas me deparo com essa pergunta desde meus onze anos de idade. Acho que não era mais inteligentes que os outros por estar preocupado com isso. O que mais me instigava era não ter a resposta pra isso, e pior ainda: Eu me considerava uma pessoa má.

Ainda não mudei muito meus conceitos de lá pra cá, mas a cada dia que passa me culpo mais porque o mundo não dá certo. Quando passo num sinal e não dou esmolas me sinto a pior pessoa do mundo, quando não dou carona pra alguém que eu poderia dar, quando deixo de deixar alguém no hospital porque acho que é obrigação dos familiares, porque em todo lugar tem táxi, ah... se vira pra arranjar dinheiro... porque tem que ser eu, eu salvador, eu super-herói... e assim, volto à conclusão: Não sou uma boa pessoa.

Um dia, deixei uma senhora passar na minha frente na fila do supermercado. Ela ficou espantada e cheia de gratidão por um gesto tão simples. Passei o dia bem. Nunca fiz nada pelos semelhantes, acho que isso é o que mais me atormenta. Mas nesse dia, eu passei o dia inteiro de bem comigo mesmo. Nesse dia eu pensei: Eu sou bom.

Marcelo Mosque
Enviado por Marcelo Mosque em 18/12/2006
Reeditado em 18/12/2006
Código do texto: T321798