Facção Brasileira

A TV estava ligada e na sala estavam meus pais. Ambos vendo o jornal nacional. Já eu estava no quarto em meu computador quando minha atenção foi desviada. Parei para entender o que acontecia. No jornal era dito algo sobre perseguição, ou coisa do tipo. Não me aguentei. Levantei-me e caminhei até a sala onde meus pais discutiam o assunto.

- Ele tem que ser preso! – dizia minha mãe.

- Mas não adianta. Ele pode até ser pego, mas em instantes já está solto. – respondeu meu pai.

No exato momento em que cheguei à sala, a repórter disse algo sobre facção. Daí comecei a entender a situação. Com certeza a notícia era sobre alguma facção criminosa. Sobre alguém de importância que seja um dos mais procurados.

- Qual o bandido da vez?

- Carlos Braga. – respondeu-me meu pai.

- Está solto né?

- O que você acha? Sempre assim. Fazem o errado e o errado permanece.

- Mas o que aconteceu?

- Ele roubou dez mil e usou numa viajem particular.

Logo pensei, “deve ser do Comando Vermelho ou do PCC”.

- Disse de qual facção ele é? – perguntei curioso.

- É do PCB.

Aquilo eu não tinha entendido. Nunca ouvi falar em PCB. Deveria ser o Primeiro Comando do Brasil. Um nome parecido com o PCC. Primeiro Comando da Capital. Só podia ser isso, porque eu não consegui montar outro nome para aquela sigla.

- Essa facção é antiga?

- Bastante. – respondeu meu pai.

- Tem cor?

- Eles usam o vermelho e o amarelo.

- Esse tal de Carlos é o cabeça?

- É importante, mas não tanto.

Depois de um tempo de conversa, eu me intriguei com o que meu pai veio a dizer.

- Não sei como elegem esse tipo de pessoa. Eu tento ao máximo votar certo.

- Votar?

- A gente vota.

- Como assim vota?

Agora meu pai que começava a se intrigar.

- Temos que escolher sempre um político.

- Político? Não estou entendendo. A jornalista não falou em facção?

- Pois então. A facção é o PCB

- Primeiro Comando do Brasil?

- Que comando? Partido Comunista Brasileiro.

- E que raio de nome é esse? Não tem nada haver com facção.

- Você sabe o que é facção? – perguntou meu pai que já entendia a minha confusão.

- Sim. São os grupos do crime organizado. O CV, PCC, ADA. Mas esse PCB eu nunca ouvi falar.

- Entendeu errado. É o que da pegar o bonde andando. Facção quer dizer partido. Partido político.

- Sério? Não tem nada haver com crime organizado?

- Esses grupos que você falou são titulados de facção criminosa. Ou seja, partidos ou grupos criminosos.

- Há então qual a diferença entre facção política e facção criminosa.

- É... bem...

- E ai?

- Acho que a pergunta melhor é qual a semelhança entre eles.

RENAN MOTTA
Enviado por RENAN MOTTA em 14/09/2011
Código do texto: T3219674
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.