Sabe quem sou eu?

 
-Sabe quem sou eu?

-Saberei agora.
 
Essa conversa faz parte de alguns causos contados pelo apaixonante Tião Paineira. Brincadeira não, quem conversar com Tião Paineira e não se apaixonar por ele é ruim da cabeça ou tem bicho no pé. Eu lembrei de seu Tiâo por causo da crônica da senhora AnaBailune falando da cigana que ela viu na beira da praia em Fortaleza.
 
Como toda cigana que se preza aquela lê a sorte das pessoas. Quem daria créditos para a cigana vidente maltrapilha notoriamente mendiga? Esse é o mote dos causos do senhor Tião Paineira. O mendigo ou mendiga da beira da estrada sentados na pedra fria sempre são mais do que aparentam.
- Sabe quem sou eu?
- Saberei agora.
 
Você que acaricia meu ego lendo o que eu escrevo acredita em Deus? Você sabe que eu não acredito, sou ateu. Não sou descontente nem dissidente, sou ateu, nunca acreditei em Deus. Mais você que acredita tem estatutariamente que acreditar em milagres.
-Sabe quem sou eu?
-Saberei agora.
 
Imagine-se sentado ao lado da cigana lá na praia de Iracema em Fortaleza, ou em uma estradinha de barro no interior de alguma cidade esquecida pelos Deuses e pelos homens. Imagine-se contando para a mendiga cigana suas dores, seus sonhos, suas decepções, todas as suas mazelas. Imagine-se dizendo para a velha e encarquilhada cigana qual o grande sonho da tua vida que você gostaria de ver realizado.
 
Eu posso transformar teu sonho em realidade, ela diria. Você certamente riria da pretensão da velha encarquilhada e suja cigana mendiga. Ao ver o riso em tua face ela perguntaria.
-Sabe quem eu sou?

 Bem, assim acontece em alguns causos de seu Tião Paineira. O velho sujo a velha suja sempre são mais do que aparentam ser, e sempre realizam o sonho de quem senta a seu lado na pedra fria. Desde que a pessoa seja íntegra e mereça ter seus sonhos realizados. Caso contrário...
-Sabe quem sou eu?
 
Eu não vou dizer para você a verdadeira identidade do velho ou da velha mendiga dos causos do senhor Tião Paineira. Use sua imaginação, ou fé.
 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 15/09/2011
Reeditado em 15/09/2011
Código do texto: T3221107
Classificação de conteúdo: seguro