PURO PRAZER

Ingressei como graduada no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística (com habilitação em artes plásticas), na Universidade Federal da Paraíba, dois anos depois de concluir o primeiro curso.

Foi um período maravilhoso da minha vida, de farta produção artística, ainda mais porque minha turma era formada por pessoas que estavam ali, assim como eu, por puro prazer. Apenas um aluno ingressou através do vestibular (hoje PSS), os demais já possuíam uma graduação em outra área de conhecimento, dentre as quais: Psicologia, Odontologia, Serviço Social, História, Química, Pedagogia, Engenharia Civil, Música, Comunicação Social, Enfermagem, Administração de Empresas, Economia, Letras e Direito (tinha até uma juíza).

Parecíamos um bando de crianças num grande parque de diversões. A criatividade em ebulição (para muitos, inusitada) nos fazia esquecer tudo lá fora, inclusive o tempo. Era muito legal! A propósito, é bom lembrar que através da arte é bem mais fácil aprender qualquer outra matéria. A verdade é que estudar por prazer é como brincar com seriedade.

As horas passavam despercebidas quando estávamos nas oficinas de cerâmica, bonecos, papel artesanal, arame, gravura, teatro, dança, música, fotografia, cinema, desenho, pintura e tantas outras, além das aulas teóricas, os documentários, os exercícios de relaxamento, as visitas a galerias de arte e participações em exposições coletivas, as viagens para pesquisa de campo nos ateliês de artistas renomados, os estágios supervisionados nas escolas... Céus! Era tudo muito gostoso, muito prazeroso, principalmente pela interação, pela coesão existente entre todos, inclusive os professores. Nossa turma era especial por irradiar harmonia, generosidade, carinho, solidariedade e alegria. Saudade daquele tempo...

Jandira Lucena
Enviado por Jandira Lucena em 19/09/2011
Código do texto: T3228012
Classificação de conteúdo: seguro