Educação e Castigo

“... a Violência é a Parteira das Sociedades Novas...”

A Sociedade fica toda ouriçada quando se depara com cenas como as que fizeram parte da Mídia semanas atrás, sobre a violência nas escolas. Não vejo nada fora do comum (não quero dizer normal). Se a Escola é um espelho da Sociedade não temos porque se admirar se os acontecimentos em ambas forem semelhantes. Os mal avisados dizem que isso acontece porque os professores não têm a liberdade de “castigar” seus educandos. Esse negócio de dizer que no tempo em que o castigo era livre as coisas eram diferentes, não tem sentido. Castigava-se por que esse método era comum e normal. O Senhor de Engenho e os Coronéis castigavam impiedosamente seus escravos e seus filhos não escapavam também desse procedimento. Nem por isso herdamos deles uma Sociedade Justa. Violência contra professor e aluno é comum. A Violência está comum. Violência contra o professor também é colocar 45 ou 50 alunos numa classe. Violência contra o professor também é o ridículo salário que recebe. Violência contra o professor é a pouca importância que o Governo e a Mídia dão às suas paralizações por melhores salários e condições de trabalho. Hoje, o salário que um professor, pai de 3 filhos, recebe, não é suficiente para criá-los e muito menos educá-los. Seria como dizer que um plantador de feijão precisa comprar esse mantimento no vizinho, porque o que produz não dá alimentar a família. Violência contra aluno é submetê-lo a uma sessão de tortura, chamada VESTIBULAR. Seria mais justo e democrático se as vagas das universidades fossem sorteadas. Tem-se muita preocupação com os alunos violentos. E os não violentos (que são em números infinitamente maiores) não são motivos de preocupação? Violência contra aluno é tentar ensinar-lhe um emaranhado de conteúdos que ninguém sabe pra que serve. Enfim a violência é uma característica do comportamento humano neste momento histórico. Se tudo vai melhorar não sei! Se vai piorar??? Acho que ainda tem espaço... oldack/27/08/011.

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 21/09/2011
Código do texto: T3232313