A PEQUENA LEITORA

     À Liturgia da Palavra incluem-se duas leituras antecedentes ao Evangelho. Geralmente são leitores previamente selecionados ou já pertencentes àquela pastoral. De competência exclusiva do celebrante são a leitura do Evangelho e a homilia.

     Aquele momento é igual onde quer que seja. Muitos porém desconhecem, inclusive alguns católicos, que as leituras proferidas numa celebração, no mesmo dia, rigorosamente são as mesmas nos templos católicos em todo o mundo, só variando o idioma. Este é um dos sinais visíveis da unidade.

     Mais que um mero leitor, alguém ali se faz um proclamador. E, para solenidade do ato, mister se faz saber ler. Ler não é tão fácil, quão difícil é escrever ou se fazer entender pela leitura.

     Missa numa segunda-feira difere, em ritual, das de domingo. Antecede o Evangelho só uma leitura. Aí é que alguém entre os presentes poderá fazê-la.

     Aproximando-se do altar, segura pela mãe a suspendê-la até o púlpito, a menina proferiu integralmente a leitura com absoluta fluência, pausa, pontuação, entonação e dicção perfeitas. Todos ouviram-na silenciosamente encantados.

     Terminada a missa, fui cumprimentá-la e aos seus pais dizendo-lhes: Poucos adultos leem como esta criança.    

     E quando a idade daquela menina perguntei aos pais dela, o jovem e sorridente casal respondeu-me: “Seis anos”.
    Beijando-a então lhe disse:
- Parabéns, pequena/grande leitora!




LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 21/09/2011
Reeditado em 12/10/2011
Código do texto: T3232755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.