TODOS SÃO INOCENTES....

TODOS SERÃO INOCENTES.....

Acompanhando os noticiários da mídia e lendo as edições da Veja ns. 2236 e 2237, sobre as 6,2 toneladas de papel da legislação brasileira e a matéria Bandidos de Toga comentando os efeitos das declarações da ex-ministra do Supremo Tribunal e a reação da juíza corregedora Ângela Calmon, surgiu-me a idéia sobre um preceito, se jurídico ou não, desconheço: “Todos serão inocentes até que se prove o contrário.” Aliás, o nosso ex-presidente gosta de citá-lo em defesa de muitos dos seus comandados pegos em falcatruas.

Perante o povo, como eu, o correto preceito que deveria constar na legislação brasileira deveria ser assim: “Todos serão considerados inocentes até que suas próprias consciências os acusem.”

A montanha de papeis da legislação brasileira é arrazoada para um hábil e caro advogado vasculhar nos seus escaninhos uma brecha para inocentar seus privilegiados clientes, como Paulo Maluf, Fernando Collor, José Sarney, exemplos da incúria das leis, os destaques no campo político e os de toga alvo de reportagens.

A bem da verdade, o povo brasileiro, não concede crédito a nenhum dos três poderes, quiçá também de alguns do quarto, subordinados a interesses dos Supremos. Da boca pequena, o que se ouve é: “A lei só foi feita para pobre”. O nos faz lembrar a similitude com a citada por uma cronista social: “Não existe mulher feia. Existe mulher pobre.”

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 02/10/2011
Código do texto: T3252860