::: O som que vem da alma:::

A aula já havia começado. Felipe entrou quieto na sala. Todos começaram a olhá-lo. A professora fez uma pausa esperando ele se sentar.

-Qual o seu nome querido?

Felipe ainda indo se sentar, não respondeu. Todos começaram a rir baixinho e ele nem aí, continuou sua trajetória até sua carteira. Assim que se sentou, a professora lhe perguntou de novo e novamente sem resposta.

Então, ela chegou bem perto dele e fez com que ele a olhasse nos olhos.

-Menino, não me escutou? Te fez uma pergunta...

Felipe constrangido falou:

-Me desculpe... Pode repetir a pergunta por favor?

-Qual o seu nome?

-Felipe.

A professora perceber que o menino olhava sempre para os seus lábios.

-Quantos anos tem?

-Dezenove.

-Você está bem? - a professora perguntou notando um certo desconforto do rapaz.

-Sim, estou... Só peço que a senhora, se puder, fale um pouco mais devagar.

Um menino se virou para ele e falou:

-Porque? Você tem problema de cabeça? É devagar?

E a classe caiu na gargalhada. Felipe respirou fundo e sorriu, já estava acostumado com esse tipo de piadinha.

-Não, eu tenho uma deficiência auditiva.

Todos olharam assustados, a professora fez uma cara de surpresa e Felipe disse:

-Sou surdo!

-Ah, me desculpe... - a professora tentou se desculpar.

-Tudo bem, ninguém sabia...

A professora, envergonhada, perguntou:

-Mas como você consegue falar?

-Sou surdo e não mudo...

-Geralmente quando se é surdo, se é mudo também, não?

-Não... Eu posso ler os lábios da pessoa, ás vezes confundo algumas palavras, mas consigo compreender bem... Eu aprendi com uma fonoaudióloga á controlar minha voz... a altura... a velocidade...

Todos ficaram impressionados. Nesse momento a sala inteira ficou em silêncio, era possivel apenas ouvir a chuva lá fora caindo sem cessar. A professora continuou.

-Você aceita essa sua deficiência?

-Aceito, se eu não aceitar, quem irá?

Um menino ao seu lado falou:

-Viver no silêncio deve ser muito ruim...

-Eu não vivo no silêncio... Escuto tudo nos meus pensamentos...

A professora se lamentando falou:

-Sinto muito por não conseguir ouvir...

-Eu ouço com o olhar... Minha audição são meus olhos... e não me importo nada com isso... Mas se eu pudesse escolher um som para ouvir... escolheria ouvir um "Eu Te Amo!" deve ser lindo... Não causa arrepios?

Todos ficaram quietos.

-Acho que não sou eu que não consigo ouvir...

Ana Luisa Ricardo
Enviado por Ana Luisa Ricardo em 03/10/2011
Reeditado em 03/10/2011
Código do texto: T3255462