SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE?

1- O cinegrafista de uma TV chilena gravava uma matéria num centro de tratamento de esgoto, quando caiu dentro de um poço de fezes. ENFEZADO, o cinegrafista foi levado para um hospital.

2- Dizem que uma pessoa ENFEZADA corre risco de ter o cérebro afetado, pois a raiva poderá ocasionar convulsões, fazendo com que uma grande quantidade de fezes suba para a cabeça (?).

3- Na época do império, os escravos carregavam as águas da latrina dos seus senhores para jogar no rio. Os baldes, cheios de fezes, eram carregadas na cabeça e acabavam escorrendo pelo rosto do escravo. O escravo ficava irritado, ENFEZADO. Assim, ENFEZADO passou a ser sinônimo de alguém com raiva.

Verdade? Mentira? Em alguns lugares, ENFEZADO significa uma pessoa fraca fisicamente, raquítica. Em algumas regiões ENFEZADO é quando a pessoa está embravecida. No Sul, quando uma festa está boa costuma-se dizer que está ENFEZADA. Até aí tudo bem. Mas e a origem etimológica? Na etimologia real vem do latim "infensare", opor-se a alguma coisa com vigor, hostilizar, ficar raivoso. Na etimologia popular vem do latim "faeces" (plural de resíduos) que passou a ser sinônimo de "cheio de fezes".

Eu nunca mais digo que estou ENFEZADA...

*** Etimologia popular é uma interpretação equivocada da origem de uma determinada palavra. As vezes seu uso é mais comum que a real formação etimológica, facilitada pelo uso de alegorias e histórias regionais.

Giustina
Enviado por Giustina em 03/10/2011
Reeditado em 04/08/2014
Código do texto: T3255802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.