FELICIDADE DELIVERY

Ser feliz custa baratinho e vende nas farmácias. Muitas entregam em casa, se a gente preferir. Estava demorando a acabar o acanhamento das indústrias de remédios para declararem que a felicidade pode ser adquirida em pílulas. Desde o lançamento do Prozac que isso vem sendo perseguido por milhões e milhões de pessoas. E agora assumiram de vez. Vejo uma matéria no jornal* em que o aumento do consumo entre brasileiros no último ano foi de quase 140%, que os mais jovens estão embarcando a toda velocidade no uso e que até cachorros estão tomando antidepressivos. Pudera, com donos estressados o efeito em cascata torna-se inevitável nos animais.

Não poderíamos esperar outra coisa, afinal a artificialidade vem nos fazendo companhia há quase um século. Nossa comida não é mais natural, já se pode clonar um humano (e feliz), nossas relações não são mais naturais; até o amor, essa coisa tão decantada em prosa, verso e desejos está deixando de ser um sentimento com pretensões de desprendido. E se não tiver um toma-lá-dá-cá, ama-se apenas a prole, e olhe lá. O restante funciona na base do popular “a fila anda”.

Aonde vamos chegar? No extremo do artificialismo, robotizado mesmo, eu acho. Depois de tantas modificações evolutivas que o organismo humano já sofreu e que tivemos notícias apenas pelas literaturas médico-científicas, acho uma coisa absurdamente fantástica poder ser testemunha dessa nova onda de desumanização pelo afastamento da natureza. Ter a possibilidade de deixar o testemunho registrado é ainda melhor. As futuras gerações que julguem a partir do que já foi e do que poderia ter sido. De preferência comendo uma refeição que alimente o dia inteiro com apenas um comprimidinho. Ah, e outro para garantir a felicidade, tomado após a refeição. Pode ser que ao sair de casa não encontrem barreiras para estragar o dia ou aborrecer. Provavelmente nas ruas estarão todos felizes também.

*Fonte: jornal Estado de Minas, 22/03/11, pg 14/15 e aqui também http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/formulas-milagrosas/

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 07/10/2011
Código do texto: T3263239
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.