A Mentira
No ano de 1808 Napoleão Bonaparte decidiu que invadiria Portugal. O príncipe regente D.João VI mandou um mensageiro a Napoleão dizendo que o apoiava e que estava disposto a entregar seu país ao pequeno imperador. Com isso Portugal ganhava a eminência de um ataque inglês que eram ainda os únicos adversários de Napoleão. Antes que as tropas inglesas pensassem no ataque D.João VI pediu proteção a eles e com isso viajou junto com sua corte rumo ao Brasil. Quando as tropas de Napoleão chegaram a terra de Lisboa encontraram um país sem riquezas e sem rei para ser deposto, enquanto o Brasil virava uma monarquia e tinha sua historia transformada a partir de então. Tudo que ocorreu, desde o erro de Napoleão a chegada da família real ao Brasil, foi por que um homem conseguiu mentir e enganar a todos. A consequencia dessa mentira mudou a historia da Europa e da America, dois continentes transformados, por uma mentira.
A mentira é uma arte. Ninguém que mente pode ser considerada uma pessoa comum. Pois na mentira esta a capacidade de um individuo seduzir, enganar, e ter os outros em suas próprias mãos. Não há no mundo homem que nunca tenha mentido, desde simples mentiras, como grande mentiras, mas todos de alguma forma já mentiram.
Não existe mentira boa, pois sempre que a mentira persistir de um significa que outros foram engabelados por esta mentira, e desta forma a mentira é uma consequencia do mal, no entanto não existiria verdade sem mentira. A mentira é exatamente o que torna a verdade tão importante.
Uma pessoa que aprende a maneira correta de mentir, seus tramites, seus gestos e sua forma melosa de usar a mentira terá nas suas atitudes e em seus atos uma arma de fazer o mal, e depois de usar esta arma uma vez fará disso uma rotina, que dispusera para sempre em sua vida.
Um grande mentira não é diferente de uma pequena, pois não é o tamanho delas que as diferencia e sim o tamanho do estrago que ela faz.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 08/10/2011
Código do texto: T3265156
Classificação de conteúdo: seguro