Foi apenas um sonho

É curioso como as pessoas se indignam com facilidade quando você fala pra elas que não acredita em deus e que tem seus motivos e que espera ser respeitado. Acham sempre um absurdo, pois não com seguem ver um mundo em que não haja deus como criador e soberano absoluto que tem o controle de tudo. Um deus que sabe o que é melhor para cada um de nós, Tendo o conhecimento de todos os acontecimentos, incluindo um fio que caia de nossas cabeças ou de pássaros morrendo. Mas, o que essas mesmas pessoas ignoram é a quantidade de bobagens que fazem por causa de uma crença cega. Assistindo um vídeo de uma banda de que gosto muito parei e me lembrei de certa ocasião, durante o serviço de pregação. Eu deveria ter uns 15 ou 16 anos e estava debaixo de um sol forte, cantarolando uma música em inglês. Concentrava-me mais na melodia, pois me fazia sentir bem. Não que eu não estivesse me sentindo bem, mas cansado e com vontade de ir pra casa, porém satisfeito de star fazendo a vontade de deus.

Um dos pastores ou anciãos, como eram chamados os líderes da religião atentou ao som da minha inocente voz. (Não quero parecer a vítima, mas como eu era inocente na época) Se aproximou com aquele tato que tanto treinavam em seus cursos anuais e que tanto almejavam pôr em prática com o primeiro que lhes desafiasse. Muita psicologia para uma organização temente a deus. Mas, enfim, ele prosseguiu sua empreitada lançando a semente: “Bonita essa música, né?”

Se fosse hoje, já teria sacado a deixa e provavelmente teria cortado de cara, mas na época, era jovem e só pensava em agradar a todos. Mesmo que tivesse percebido qual era o verdadeiro motivo de ele ter puxado assunto, teria me calado e o deixado prosseguir. Mas, não percebi anda.

“É, gosto muito, me faz sentir muito bem.”

“Sei, entendo perfeitamente.” (Se preparando para conquistar minha confiança, se colocando ao meu lado em sentimento, como se soubesse mesmo o que eu sinto ao ouvir uma canção) “Sabe, na sua idade eu gostava muito de rock, curti muito mesmo.” (Limpou o terreno e mostrou que não está ali pra fazer mais um amigo, mas que pretende me mostrar algo e fez isso por dizer: “...na sua idade....”, deixou bem visível o fato que não curtia mais e que a idade poderia ser um indicativo de maturidade, mas tinha mais)

“Você tem a letra dessa música?” (Claro que eu tinha, amo a língua inglesa e amo o rock), “Sim”, “Mas você a entende?” (Não tinha como não entender, a mensagem era óbvia), “Mais ou menos” (Esse foi meu erro. Sucumbir diante de um adulto que tenta se mostrar superior por sua experiência, mas que, nem ao menos dominava o idioma em questão, fato que ficou expresso com o próximo comentário), “Ela fala sobre a união das religiões em uma só” (Sinto uma pontada de ódio, misturado com uma graça patética ao lembrar isso)

Vou postar a tradução da música aqui para que tirem suas próprias conclusões antes de continuar a contar a história.

Perdendo minha fé

Oh, a vida é maior

Maior do que você

E você não sou eu

Os extremos que eu irei

Até a distância em seus olhos

Oh, não, eu falei demais

E causei tudo isso

Aquele sou eu no canto

Aquele sou eu no centro das atenções

Perdendo minha fé

Tentando me manter com você

E não sei se consigo fazer isso

Oh não, eu falei demais

E não falei tudo o que deveria ter dito

Pensei ter ouvido você rindo

Pensei ter ouvido você cantando

Pensei ter visto você tentar

Cada sussurro

Cada hora acordado

Estou escolhendo minhas confissões

Tentando ficar de olho em você

Como um tolo magoado, perdido e cego

O não, eu falei demais

E causei tudo isso

Considere isso

A dica do século

Considere isso

O deslize

Que me deixou de joelhos, fracassado

E, se todas essas fantasias

Viessem nos rodear

Agora eu falei demais

Pensei ter ouvido você rindo

Pensei ter ouvido você cantando

Pensei ter visto você tentar

Mas, foi apenas um sonho

Aquele sou eu no canto

Aquele sou eu no centro das atenções

Perdendo minha fé

Tentando me manter com você

Não sei se consigo fazer isso

Foi apenas um sonho

Tentar, sonhar, chorar e tentar

Mas, foi apenas um sonho

Se formos considerar os pastores como sendo enviados de deus, inspirados por ele para ensinar o rebanho, nessa história, nesse acontecimento, concluímos que, no mínimo, deus não fala inglês ou não tem o mínimo de senso para traduzir e interpretar uma simples canção. Mas, acalme-se, fica pior.

“Acha mesmo que seria apropriado para um cristão cantar uma canção mundana que trata de ecumenismo, ainda mais durante o serviço de pregação?” (Claro que não, nem pensei nisso) “Imagine só, a maioria das pessoas pode nem saber do que se trata, mas, e se tiver alguém mais com conhecimentos em inglês e conhecer essa música?” (Tem alguém aqui com conhecimentos em inglês?) “Você apóia o que a canção ensina?” (A canção ensina?) “Ou você acredita que existe apenas uma religião verdadeira que faz as coisas que Jesus ensinou?” (Foi quando ele tocou no ponto fraco e cravou a faca em meu peito).

Terei que citar Dawkins: “Será que é possível manter sua cultura e tradição, com rituais e dogmas sem ter que ensinar para as crianças coisas que a ciência já mostrou serem erradas e falsas?” Hoje eu consigo ver que o grande problema estava no fato de que as pessoas simplesmente confiam demais. Os cientistas e os crentes buscam a verdade. A diferença é que os cientistas buscam a verdade com pesquisas. Os crentes já encontraram a verdade e dizem: “Jesus disse: ‘Eu sou... a verdade e a vida’”, e eles não querem morrer, pois já colocaram na cabeça que morrer não é normal. Nem ao menos se permitem questionar o que faremos quando o número de pessoas existentes ultrapassar o máximo possível para a Terra manter.

Alguém certamente ensinou algo sobre aquela canção, talvez nem fosse aquela em questão, e aquele pastor decorou o fato sem se preocupar em ler a letra ou ouvir a música. Depois de aprendido, tratou de pôr em pratica os ensinamentos.

Alguns talvez pensem que estou exagerando e que provavelmente seja um erro muito pequeno em relação a todo o benefício trazido pela religião e pela igreja e até mesmo por aquele pastor. Mas, a estrutura de uma organização depende dos detalhes e de seu alicerce. E, nesse caso, a estrutura estava completamente podre. Uma estrutura como essa só sustenta palha e sou feito de um material bem mais pesado e resistente.

Prima
Enviado por Prima em 10/10/2011
Código do texto: T3267728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.