Impotência: um problema de todos

Impotência. Todo mundo, algum dia, sofrerá disso. Ainda que para dizer que é a primeira vez, “que isso nunca aconteceu comigo antes”.

É o sentimento que te consome quando não se pode tomar o destino com suas próprias mãos. A angústia que bate sempre que não basta ser o melhor de si, porque, no final das contas, você ainda está à mercê dos outros e/ou de forças maiores.

Um caso típico é quando você quer dar o mundo para curar a doença de alguém que ama e não ter esse poder. Ou passar o ano batalhando horas extras e, ainda assim, ver outro ser promovido no seu lugar. Seguir cada passo exigido por uma burocracia e ter seu requerimento rejeitado.

Impotência te afeta em todas as horas nas quais você joga na loteria da vida e precisa esperar até que os números sejam sorteados por um fulano de cara oculta, em algum lugar remoto deste mundo. Para os pessimistas, esse fulano é Murphy. Para os crentes... é Deus.

E Ele, conceituado como um grande Pai, surge como um baita de um alívio nessas horas. Permite crer que quando você aposta todas as suas moedas suadas em um projeto, um sonho, você terá êxito se fizer por merecer.

Caso seus planos se desmantelem diante dos seus olhos, como manteiga na frigideira, Deus é também a válvula de escape que surge na forma do consolo “não deu certo só porque o Todo Poderoso está me reservando algo melhor em breve”. Se nem isso acontecer, ainda vale o pensamento de que “esse tropeço é o jeito Dele de me fazer crescer, amadurecer”.

Ter fé presenteia o povo com um extenso leque de explicações como estas para cada fato que conduz nossas vidas. Por mais que incomode a impotência, ao menos pode-se concluir que o poder sobre seu destino caiu, então, em divinas mãos.

Ser descrente de Deus (e outras concepções semelhantes), imagino, apenas dificulta lidar com esse descontrole diante dos momentos-chave de nossa história. Deixa o futuro solto em um mar de incertezas sem boia, sem o dedo do Protetor mexendo a maré a seu favor.

Quando nada no universo olha por você, falhar é estritamente sua responsabilidade. E depender dos outros ainda te põe em lances de sorte ou azar, um trânsito desgovernado de loucas casualidades. Nem você tem poder sobre o que acontece ao seu redor... nem ninguém!

Impotência é atravessar a rua com todo cuidado, mas não prevenir que um motorista bêbado dirija o carro sobre você. Ser excelente em uma entrevista de emprego, sem ter como garantir que seu avaliador acordou de bom humor. Economizar dinheiro durante meses, e comprar o celular dos seus sonhos logo quando um ladrão está passando do seu lado.

Aceite: a impotência vai te dominar em algum momento. Provavelmente, isso acontecerá MUITAS vezes! Às vezes, a impressão que tenho é que todo mundo passa pelos dias com milhões de Leis de Murphy constantemente pairando no ar. Uma hora ou outra... o alvo será você.