COMPLEXOS versus CONFLEXOS*

COMPLEXOS versus CONFLEXOS*

Segundo a psicologia analítica, pensamentos ou idéias carregadas de emoções que, com o passar do tempo, se juntam ao redor de um afeto específico são definidos como: COMPLEXOS.

Para Jung os complexos são os caminhos que nos permitem chegar ao inconsciente, dizia ele: “A via régia que nos leva ao inconsciente são os complexos, responsáveis pelos sonhos e sintomas.”

Um trauma, um choque emocional ou um conflito moral, quando totalmente inconscientes atuam livremente e podem tomar o ego. Geralmente, quando são manifestações da possessão do complexo sobre o ego, sem uma definição específica; EU particularmente defino como: CONFLEXOS.

Para mim os conflexos são birras infantis, mascaradas com excesso de mimos paternais; que com a falta de uma surra bem dada e o passar do tempo se enraízam e afloram nos indivíduos pirracentos.

Jung salienta que pode se dizer dos complexos em termos científicos, o seguinte; “...o complexo emocionalmente carregado é a imagem de uma determinada situação psíquica com uma carga emocional intensa que se mostra, assim, incompatível com a habitual disposição ou atitude da consciência. Essa imagem é dotada de certa coesão interna, possui sua própria totalidade e dispõe, ainda, de um grau relativamente alto de autonomia. Isto é, está muito pouco sujeita às disposições da consciência e, por isso, comporta-se na esfera da consciência como um corpus alienum (corpo alheio) cheio de vida...”

EU não tenho termo científico para explicar os conflexos só digo que são os grandes aliados do ser humano fraco e sem personalidade. Os conflexos são os motores de ré da psique; que impulsionam e vitalizam-na quando negativa.

Acredito piamente que “CONFLEXO” seja um sentimento inerente ao homem, e nascido do meio em que a criança cresce. Dependente dos pais nos primeiros momentos de seu desenvolvimento, aparentemente fraca e, portanto, incapaz ainda de realizar determinados feitos, ela é induzida no seu ambiente a proceder conforme regras deste.

Comparando COMPLEXOS versus CONFLEXOS temos que o íntimo do ser humano é povoado de lutas pelo poder, sentimentos inferiores e competições. É assim que o homem busca a atenção de seus companheiros, tenta se destacar no meio do todo e se defender de um meio agressivo e desconhecido. Estes processos contribuem para o desenvolvimento, e ao mesmo tempo a retração comportamental, da personalidade do indivíduo.

(março/1988)

*CONFLEXOS = Termo pejorativo ao qual associo os

indivíduos ditos “criados com vós”

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 14/10/2011
Código do texto: T3276224
Classificação de conteúdo: seguro