OUTUBRO, MÊS DE CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER

Outubro é o mês de campanha de combate ao câncer e, como hoje o câncer faz parte da minha realidade, quero me colocar como porta-voz dessa campanha.

Há exato um ano e três meses atrás a palavra câncer não tinha maiores significados para mim, era apenas o nome popular de uma doença qualquer... Nunca havia parado para ler sobre o assunto, nunca prestara muita atenção às propagandas veiculadas pela mídia até então, nem tampouco me interessara em saber quem estava ou deixava de estar doente com câncer em minha rua ou cidade...

Mas umas dores (não fortes, porém constantes) no meu braço esquerdo, umas fisgadas no peito esquerdo, muito inchaço e sensibilidade no período pré-menstrual (o que não era comum em mim) começaram a me incomodar e eu procurei meu cardiologista achando que poderia ser algum problema dessa natureza, já que o histórico familiar me propende a isso. Porém ele me relatou, após testes de esforço, eletrocardiograma, isso e aquilo, que meu coração estava ótimo como sempre... Então procurei um clínico geral e pedi que prescrevesse uma mamografia, fiz, mas já temendo o resultado, fiquei três meses sem pegá-lo.

Depois desses três meses, criei coragem e em outubro de 2010 iniciei minha luta contra o câncer que se desenvolveu em minha mama esquerda. Confesso, no início não foi fácil, me revoltei com DEUS, porque, sendo cristã, evangélica, fiel e temente, vi, através da fé, pessoas vivenciando milagres de cura e quando eu precisava ser curada também, eu não fui... Muitos me falavam do testemunho de Jó, e eu apenas respondia “ DEUS está enganado comigo, ... eu não sou Jó!” E realmente não sou, porém DEUS não se engana jamais... Meu pastor falou-me: “Dobra seus joelhos e peça perdão à DEUS, pois ELE jamais nos permite viver o que não podemos suportar... e ELE sabe das suas forças tanto quanto das suas limitações...

Operei, fiz mastectomia radical, fiquei careca, debilitada, frágil fisicamente, passei por um deserto que não desejaria nem ao meu pior inimigo, se o tivesse, mas sobrevivi e estou aqui para dizer que DEUS é DEUS. Numa noite, depois de descer do monte onde fomos orar (eu , ainda com o dreno na cirurgia recente) falando com DEUS pedi resposta à uma pergunta que eu não tinha coragem de proferir, mas que ELE penetrando em meu coração, me respondesse, pois eu precisava dela e em sua palavra Ele me respondeu: “Eis que eu desviei o meu rosto da minha noiva, e permiti que o povo visse a sua vergonha, porque ela se prostituiu. Mas a minha face já não é contra ela e todos verão, através dela, que eu Sou DEUS”...

Eu estou aqui hoje, para dizer que DEUS é DEUS acima de todas as coisas, e ter fé e ser feliz são o melhor remédio para combater o câncer... o amor da família, o carinho dos amigos, mas principalmente o pensamento positivo valem mais que qualquer coquetel de drogas contra a doença... quem viveu o que eu vivi sabe, e quem não sabe, faça o auto exame, os exames de rotina, tenha vida saudável, se ame, ame a vida, jogue pra fora suas mágoas, não deixe acumular rancor ou mágoa dentro de si, crie laços fortes com a felicidade e o câncer não será problema...

Lembre-se:

Viver sempre vale a pena!!!

E ser feliz é fundamental!!!

Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 17/10/2011

.................... xx X xx ....................

*** Obs.: No momento crucial, no ápice do sofrimento com o câncer, escrevi essa oração, Leia se julgar importante.

NA HORA DA DOR

Eu tenho convivido com a angústia de não viver

De não mais ser e perecer como uma folha seca

E me perder e não vencer enfim

E descobri que não adianta fingir pra mim mesma

Por mais que eu sorria e diga não ligar

Aqui dentro do peito a certeza me faz chorar

Engano as pessoas que pensam que sou forte

Fingindo à todos não temer a morte

E na verdade o que é forte em mim,

É essa angústia que revira meu humor

Que arranca minha calma e me faz infeliz

E meu silencio fala muito em meu peito

Fazendo aflorar os meus defeitos

De tudo o que eu sou e tento esconder:

Revolta, medo, insegurança e solidão

Estou cansada dessa praga que em mim se instalou

Que arranca meus cabelos e tira meu sossego

Aniquila minhas forças, e faz-me mais frágil

Bem mais do que realmente sou

Me sinto tão sozinha e sem apego

E espero nesse instante unicamente

Que o SENHOR de mim não se esqueça

Que venha livrar-me do desassossego

E em teus braços de amor cuide de mim.

Enviado por Nina Costa em 18/04/2011

Código do texto: T2915561

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 17/10/2011
Reeditado em 17/10/2011
Código do texto: T3281342
Classificação de conteúdo: seguro