PERDOAR É POSSÍVEL, ESQUECER É DIFÍCIL

PERDOAR É POSSÍVEL, ESQUECER É DIFÍCIL

\"... Aprendi, outro dia que perdoar é a junção de \"per \" com \"doar\". Doar é mais do que dar.Doar é a entrega total do outro.O prefixo \"per\" que tem várias acepções,

indica movimento no sentido \"de\"ou em \"direção\" a ou \"através\"ou \"para\" etimologicamente falando,portanto, perdoar, quer dizer doar ao outro a possibilidade de que ele possa amar,possa doar-se.

Não apenas quem perdoa que se\"doa através do outro\".

Perdoar implica abrir possibilidades de amor para quem foi perdoado,através da doação oferecida por quem foi agravado.

Perdoar é a única forma de facilitar ao outro a própria salvação.

Doar é mais do que dar: é a entrega total ...

Perdoar é doar o amor,é permitir que a pessoa objeto do perdão

possa também devolver um amor que,até então, só negara ... (Artur da Távola)

Perdoar é tudo isto que diz o sábio Artur da Távola e sei que é possível perdoar, mas será que perdoar é esquecer? Eis a questão. Esquecer significa fazer com que algo saia da lembrança, desprezar, omitir. Daí, outra questão: como se faz para apagar da memória grandes ressentimentos, mágoas, velhas feridas?

No decorrer da vida, todos nós, nos ressentimos com algo ou com alguém. A experiência nos faz refletir sobre a necessidade de nos libertarmos dos revezes que a vida nos apronta. Mas, isto requer tempo e este vai passando e os sentimentos ruins vão ficando lá, guardados à espera de uma oportunidade para nos livrarmos deles. É como juntarmos um monte de “quinquilharias” e sem que percebamos vão ocupando espaços que poderiam dar lugar a outras mais importantes, até que um dia criamos coragem, fazemos uma faxina em nosso coração e jogamos fora tudo, ou quase tudo o que nos está corroendo. Aí temos uma sensação de leveza, de bem – estar por termos conseguido jogar fora aquelas coisas inúteis.

Entretanto, não é nada fácil fazer isto. Alguma coisa ainda fica lá, bem escondida e como “errar é humano e perdoar é divino”, nós, pobres mortais pagamos um alto preço por ficarem alguns resquícios desta faxina.

Perdoar é possível, mas esquecer é difícil..., está gravado na memória. E a batalha contra a mente é difícil, sofrida.

Como diz William Young em seu livro A Cabana, -“perdoar não significa esquecer; significa soltar a garganta da outra pessoa” -... “o perdão existe em primeiro lugar para aquele que perdoa, para liberá-lo de algo que vai destruí-lo, que vai acabar com sua alegria e capacidade de amar integral e abertamente”.

Em 04 de outubro de 2011

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 18/10/2011
Código do texto: T3283669