Tinha uma serpente no Paraíso

Tinha uma pedra tinha uma serpente no meio do Paraíso no meio do Paraíso tinha uma serpente...

Dá pra entender uma serpente no Paraíso? Será que podemos chamar de Paraíso um lugar que tem uma serpente má, que fala que se insinua e que pode nos persuadir para cometer a maior desgraça da nossa vida? Ou não seria esse lugar um paraíso? Aliás, “O Paraíso”, pois não estamos falando de um paraisosinho qualquer, tipo Canoa Quebrada ou Jericoacoara, estamos nos referindo ao Paraíso de Adão e Eva. Ora, como pode num Paraíso perfeito entrar, ou mesmo morar, uma personificação da maldade? Poderia chamar esse local de imaculado se a própria maldade estava ali? A presença do animal peçonhento haveria de fazer o primeiro casal andar cheio de escrúpulos nas lindas veredas do Éden? E que tipo de paraíso é esse que não posso fazer um passeio com minha esposa sem medo? Pode até ser que um paraíso tenha locais proibidos. Até aí tudo bem. Concordo também que no Paraíso de Adão e Eva, perfeito, pueril e maravilho, havia coisas que não se podia tocar ou fazer, mas uma serpente maliciosa? Não, isso não. Assim inviabilizaria o que entendemos de paraíso.

Ou será que um Paraíso só é legítimo se tiver uma serpente? Que tal pensarmos também por esse lado? Pensar é só pensar. Você acha um pensamento perigoso? Perigoso é andar num Paraíso com uma serpente prestes a atacar. Era essa dita cuja serpente a própria maldade que morava com Adão e Eva? Ou seria a maldade que morava, não exatamente COM, mas EM Adão e Eva? A maldade era da serpente ou do casal? A maldade está do lado de fora, na alegoria da serpente, ou a maldade está do lado de dentro mesmo? Se o casal não morasse ali a serpente seria igualzinha aos outros habitantes daquele lugar? Onde reside a maldade, na serpente ou no ser humano? Dentro ou fora? Se a maldade estiver no ser humano, então onde este ser se encontrar será mesmo digno de ser chamado de Paraíso? Como pode ser perfeito um lugar onde habita a imperfeição?

São muitas as perguntas e muitíssimas as possibilidade de resposta, mas não me venha dizer que o lugar era só um jardim, o Jardim do Éden, e que não tem nada a ver com Paraíso. Talvez uma resposta certa para outra pergunta. Uma resposta simplista demais, indigna de alguém tão inteligente como você, que, tenho certeza não vai fugir de queimar uns neurônios nessa questão. Parafraseando o Russo “que Paraíso é esse” que tem uma serpente? São várias perguntas na questão, tipo: onde está a maldade? O que é perfeição? O que é Paraíso? O que é o homem? Como somos vistos por Deus? Existiu Paraíso? Existirá Paraíso e de que tipo? E outras melhores perguntas que você pode elaborar.

Estou pensando...pensando...pensando.