Entendendo o egoísmo

rejanesavegnago@hotmail.com

blog: http://rejanesavegnago.blogspot.com

blog: http://eu-simplesmenterejane.blogspot.com

Jesus ensinou que os seres humanos são seres essencialmente de relação. Ele frequentemente mencionava a importância da nossa relação com Deus e com os outros. Para Jesus, a saúde espiritual acontece quando os relacionamentos estão intactos, e o pecado, quando eles são rompidos.

Quando temos medo de que nossas necessidades não serão satisfeitas, nos envolvemos em atos impulsivos de autopreservação ou em mecanismos de defesa para nos proteger. Esses mecanismos infelizmente tornam-se psicopatologias que nos separa não apenas das outras pessoas como também do nosso verdadeiro eu.. Jesus declarou que os seres humanos não podem existir como ilhas; os psicólogos afirmam que não podemos ser completos sem nos relacionarmos com os outros. Tanto o pecado como a psicopatologia resulta de atos desesperados de autopreservação que colocam o egoísmo no cerne dos nossos problemas espirituais e psicológicos.

Na parábola do filho pródigo, Jesus nos diz que a principal causa do pecado é o egoísmo. A parábola trata da solução do pecado no mundo. Jesus estava estabelecendo que o pecado é o egocentrismo que resulta em um relacionamento rompido, e a salvação é o momento em que esse relacionamento é renovado. O filho foi embora, partiu deixando o pai e acabou sozinho e perdido. Quando ele volta, é acolhido pelo pai que nem mesmo menciona sua vida desregrada e o depauperamento de sua herança, se alegra porque o relacionamento foi restabelecido!

Jesus nos ensinou que depois que se envolvem em um relacionamento com Deus as pessoas nunca mais conseguem olhar o mundo da mesma forma. Às vezes o crescimento espiritual significa uma mudança radical na nossa perspectiva e tem conseqüências nos relacionamentos. (Por isso notamos que o crescimento das igrejas evangélicas no mundo trouxeram um resultado muito mais surpreendente em camadas sociais que mitigam os desajustes e desregramentos de ordem moral e social; assim como conversão de traficantes de drogas e/ou homicidas e criminosos de qualquer esfera; ressocialização de usuários de todos os tipos de fugas , como álcool, maconha, crack, cocaína e outros bichos. Nenhuma campanha governamental ou de Ongs diversas conseguiu tal proeza. Por que será? ). Existe uma luz no final do túnel, sabia? Alguém te ama de verdade e da maneira que tu és.

Às vezes nossos amigos e nossa família ficam felizes ao nos verem crescer e mudar; às vezes, não. Quando as pessoas à nossa volta não se alegram ao nos verem diferentes, temos que seguir em frente, desejando que um dia elas percebam o valor de nossa transformação. A mudança nem sempre é um hóspede bem-vindo.

O crescimento espiritual envolve um trabalho árduo. Precisamos estar preparados para assumir nossa parte de responsabilidade se quisermos colher a recompensa. Crescimento é trabalho. ¨Tome a tua cruz e siga-me de perto¨(Marcos 8/34)

A coragem não é a ausência do medo e sim a presença da fé apesar do medo. É preciso querer mudar. O crescimento espiritual não é um objetivo que possamos alcançar sozinhos. Precisamos de Deus e dos outros. Esta necessidade não é um sinal de fraqueza, e sim o começo da força. Muitas pessoas prefeririam acreditar que podem mudar por si mesmas em vez de pedir aos outros que as ajudem. Esta atitude geralmente impede o crescimento delas. A verdade é que não podemos nos conhecer o suficiente sozinho. Precisamos de outras pessoas que nos revele coisas a nosso respeito que não conseguimos ver. Jesus queria nos mostrar que devemos pedir ajuda para poder crescer. Às vezes a única coisa que atrapalha é achar que pedir é sinal de fraqueza. Até mesmo aqueles que conseguem o que querem precisam pedir o que necessitam.

¨Quem tem ouvidos, ouça¨ ( Mateus 11/15)

Meu recado: Não esqueça: ¨ uma alma perdida é encontrada e não consertada ¨! Fui.

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 20/10/2011
Código do texto: T3287901