O EXTERMINADOR DE FUTUROS

- Então você quer ver o futuro?

- Isso, o meu futuro. Sou militar e fui transferido para a Amazônia, se prossigo na carreira militar terei que desistir do surf profissional, minha maior paixão. Na atual conjuntura, não consigo conciliar as duas atividades. Como saber se serei um campeão mundial de surf ou se é melhor segurar minha estabilidade como militar? O que será de mim? Qual o meu futuro?

- Bem, vejamos...estou vendo na minha bola de cristal. Você surfando no exterior. São imagens espetaculares. Agora veja muitos repórteres lhe entrevistando.

- Mesmo? Fantástico!

- Calma, preciso confirmar o outro lado da história. Vamos direcionar a visão para a outra opção. Pronto, já posso ver. Horrível cena. Você está sendo levado por soldados. Parece ferido. A mata é densa, mas vejo que é você mesmo, muito magro e com uma expressão de dor. Agora...que aflição...parece um velório. Isso mesmo, não há mais dúvidas, é você no caixão.

- Chega! Já foi o bastante. Quanto lhe devo, irmã Jacinta?

* * *

- E sobre o meu futuro, profeta? Há uma palavra do Senhor para minha vida?

- Eis que te digo servo, escuta bem o vaso que uso nesta noite. Tu és um guerreiro escolhido por mim. Vejo várias medalhas em teu uniforme. Se hoje ouvires a minha voz e aceitar a minha vontade, farei de ti meu capitão e estarás no meu exercito para sempre, caso contrário, as águas do mar da vida de encobrirão e serás tragado pelo grande peixe, assim como Jonas, mas a tua desobediência impedirá a minha misericórdia. Eis o teu futuro, escolhe agora o caminho que deves andar. Assim diz o Senhor.

- Obrigado. Aceite esta oferta para o seu ministério.

* * *

- Diante da minha história, Exterminador, o senhor pode me dizer o meu futuro?

- Que futuro você quer? Existem vários futuros. Escolha um.

- Como assim, vários futuros? Consultei uma vidente e um profeta, e cada um deles viu dois futuros para mim, um para cada opção e diferentes dentro dos seus pontos de vista. Não acreditei neles, pois para mim só existe um futuro. Quando você fala de “futuros” parece-me falar de possibilidades. Eu não acredito assim, creio que tudo deve acontecer de uma maneira determinada, não há opção. Eu preciso saber como Deus escreveu a minha história e como será o meu destino final. Tomarei a decisão de acordo com a minha sina.

- Decisão? Quem tem destino não toma decisão, apenas o cumpre. Quem tem destino não tem história, tem script. Quem tem destino não tem vontade, não tem voz, não tem vida, não tem graça e não tem futuro. Deus escreveu o seu futuro ou mandou que você mesmo o escrevesse?