UMA ESTRADA QUE LEVA AO PARAÍSO

O extenso cerrado das regiões que circundam a pequena cidade de Varzelândia, ocultam lugares desconhecidos, misteriosos, lindos e fenomenais.

Não obstante serem terras semi-áridas, contudo existem, como por milagres, lugares impressionantes.

Num tempo sem chuva, em meio à vastidão dos relevos revestidos de vegetação judiada pela seca, encontra-se como por coincidência, espécies de oásis: São lagos naturais, perdidos dentro do sertão.

Quem conhece a região de Varzelândia sabe do extenso cerrado que compõe aquelas plagas salpicadas de montes, estranhos buracões e misteriosas grotas em terras degradadas.

Devo o título desta pequena crônica aos impressionantes lugares por onde passei.

Recordo-me que no dia cinco de agosto de 2003, seguindo eu de Varzelândia para Lontras, optei em entrar por uma parca estrada que a meu ver seria um atalho, isto é, pensei em cortar caminho e sair numa rodovia pavimentada depois de Lontras

Entretanto não acertei a rota, vindo a me confundir nos ermos daquelas matas. Me perdi por completo; no entanto a parca estrada me conduziu a um lugar, que mais pareceu ser o tão falado Paraíso Perdido (um lindo lago circundado de palmeiras, vegetação florida e poucos habitantes, que a meu ver pareciam viver felizes todo o tempo), cuja lembrança de tal beleza, até hoje me queda em nostalgia, pelo venturoso desejo de lá ter ficado morando para sempre. Porém parti de lá por um caminho que nem sei como surgiu! Pena que já procurei o lugar outras vezes, como recentemente fiz, e nunca mais atinei com ele! Nem mesmo pude encontrar mais a ESTRADA QUE LEVA AO PARAÍSO. Oh! Por que não fiquei por lá!