Nos pedágios,grande perigo das rodovias

Uma das coisas mais perigosas existentes numa rodovia é a saída dos pedágios, seja no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Todos os pedágios têm estreitamento de pista na saída e poucos motoristas prestam atenção no risco que ele apresenta, deixando o local em alta velocidade e nem sempre visíveis pelo espelho retrovisor, que tem seus pontos mortos.

Não tenho idéia das estatísticas que possam existir sobre acidentes em saídas de pedágios, principalmente nas rodovias paulistas, que, hoje, também se transformaram, nos feriados e finais-de-semana, em pistas de corrida de motociclistas e motoqueiros.

Os riscos seriam menores, se o número de cabines de cobrança coincidisse com a bitola da rodovia, de modo que o motorista tomaria a pista da esquerda ou da direita. Como não há essa coincidência, para se evitar congestionamento na praça de entradas, os seis motoristas que deixam as cabines, principalmente quando o trânsito é intenso, têm que optar por uma das pistas.

Na mudança de pista reside o maior perigo, pois quem passa pelo sem-parar, com velocidade mínima de 40 km/hora, já chega ao estreitamento a quase 80 km/hora. Mudar da esquerda para a direita pode significar acidente. Permanecer na esquerda é optar por maior velocidade, tal como exige a pista, e para isto o motorista já teria que sair acelerado do pedágio.

Não vejo nenhuma providência das autoridades e das concessionárias dos serviços de pedágio para coibir acidentes nesses locais, mas sugiro que sejam colocadas mais placas de sinalização sobre o estreitamento de pista e maior fiscalização local. E que os motociclistas e motoqueiros sejam punidos com multas pesadas pelos seus excessos na estrada.

Feichas Martins
Enviado por Feichas Martins em 24/10/2011
Código do texto: T3296231