O pé de jaca

O pé de jaca

Não sei se todo mundo conhece um pé de jaca. É uma árvore frondosa, de galhos fortes, onde os frutos nascem pequeninos e de repente, tornam-se gigantes, pendurados nos galhos mais fortes. São tão pesados, que caem de maduros. Acho que a mesma coisa está acontecendo com os ministros da Dilma. Tão logo começam a amadurecer nos cargos, vão despencando dos galhos, a maioria por terem engordado demais ao digerir as delícias de privilégios, que às vezes ousamos chamar de corrupção. Eu já falei e repito: ninguém faz corrupção sozinho. Os coitadinhos são apenas peças da engrenagem que movem esse país, separando o joio do trigo. É claro que o joio são os poucos que formam grupinhos para armar esquemas, enquanto o trigo somos nós, que com ele fazemos e comemos o pão que o diabo amassou. Entra governo, sai governo e a história não muda, sempre tem aqueles que levam vantagem, ajeitam suas vidas para sempre com propinas e desvios de verbas públicas, superfaturamento de obras e outras coisas mais, que vão lhes garantir patrimônios estrondosos, que ninguém lhes toma. E quando ainda acontece de caírem no foco da mídia, e ter que justificarem os meios que usaram para atingir os tão gloriosos fins, a turma inteira do pé de jacas se une, numa solidariedade comovente, para que o pobre coitado tenha direito a uma aposentadoria , muitas vezes indecente, ou um carguinho discreto na engrenagem que roda só para garantir a impunidade dessas frutas podres. Eu só sei que estou ficando com vergonha de ver tanta gente despencando, mostrando que o cultivo do pé de jaca foi totalmente fora dos padrões do que seria necessário para que a produção rendesse bons frutos, que não apodrecessem tão depressa, não nos dando nem a chance de imaginar que gosto teria esse país, se as frutas chegassem ao ponto de serem dignas de serem expostas no mercado.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 25/10/2011
Código do texto: T3298076