CHINELONA

Meu amigo Paulo Rêgo me colocou numa saia justa quando escreveu em sua crônica MAU TEMPO que "Quanto às chinelonas, se alguém estiver interessado, pergunte prá Giustina, que ela sabe". Como boa gaúcha, dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair. O que quer dizer que não sou de fugir de um desafio, até porque sou muito curiosa e tenho prazer em saber sempre mais. Portanto, lá fui eu para a Internet tentando saber, primeiramente, se essa palavra é exclusivamente gauchês, mas vi que outros Estados também a usam.

Mas, afinal, o que é chinelona? Seria uma pessoa que usa chinelo grande? Alguém que não gosta de usar sapato e só usa chinelo? Que tem pé grande e usa havaiana 44? Não sei quanto aos outros Estados, mas aqui no Rio Grande do Sul é um termo depreciativo, significando uma pessoa bagaceira, mal arrumada, descomposta, mal educada. Quanto à origem talvez tenha associação com o chinelo ou, quem sabe, à "china" (ou chinoca) que era a mulher que acompanhava os guerreiros na Revolução Farroupilha. São hipóteses já que, após exaustiva pesquisa, não encontrei a origem do termo.

Mas, em compensação, encontrei na música do Legião Urbana "Que País é Esse?" uma frase que diz: "Zé Chinelão onde você estiver, eu te amo...". E, nessa viagem internáutica, descobri também que uma nova espécie de peixe foi encontrada em 1976, no rio Aripuanã, no Mato Grosso, mas só foi descrita cientificamente por pesquisadores brasileiros em 2011. Denominado Trachycorystes Menezesi, a espécie é popularmente conhecida por "peixe-chinelão" devido à sua aparência achatada. Será que a fêmea é uma peixe-chinelona?

Giustina
Enviado por Giustina em 25/10/2011
Reeditado em 25/10/2011
Código do texto: T3298296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.