NACIONAL, A PEÇA

     Creio que a maioria dos assinantes e/ou leitores do Recanto das Letras não viveu a chamada “Era de ouro”, quando, nas décadas de 40 e 50 a Rádio Nacional teve o seu apogeu. Não só para uma nostálgica e emocionante recordação aos contemporâneos daquela época, mas também, e principalmente à geração atual, os 70 anos da emissora são homenageados em grande estilo como fora durante anos a programação da Rádio Nacional, nome que intitula e igualmente consagra o musical em cartaz.

     Com roteiro musical de João Máximo, que selecionou para o espetáculo músicas emblemáticas da geração de quarenta e cinquenta, direção musical de Helvius Vilella, direção geral de Fábio Pilar e supervisão de Bibi Ferreira, a peça “Rádio Nacional: as ondas que conquistaram o Brasil” conta no seu elenco com onze atores-cantores e quatro músicos levando para o palco a era de ouro do rádio com seus programas de auditório, novelas, humor, reportagens, canções e muito mais, que levaram aos ouvintes o sonho, a informação, a emoção, companhia e a magia da PRE-8.

     Tomando como fio condutor uma família do subúrbio carioca, a atriz Fátima Valença descortina os memoráveis programas que marcaram época, e estão até hoje gravados no imaginário popular. Do drama novelesco às hilariantes enquetes e comerciais da época, o ponto máximo do espetáculo está no repertório das canções interpretadas por um elenco tecnicamente selecionado, no qual grandes atores-cantores soltam suas vozes.

     E não poderia ser menos para um musical que revive Dalva de Oliveira, Ary Barroso, Emilinha Borba, Linda e Dircinha Batista, Luis Gonzaga e Adelaide Chiozzo, Nora Ney e Jorge Goulart, Ivon Cury, Cauby Peixoto e Ângela Maria entre outros. Para viverem no palco esses grandes intérpretes, grandes atores-cantores (quase todos desconhecidos do grande público) exibem técnica vocal que os põe acima de muitos por aí comercialmente consagrados.

     Um espetáculo imperdível, recomendável a todos. Com apoio do Ministério da Cultura e da Petrobras, percorrendo o Brasil esteve em Brasília nos dias 14,15 e 16 deste mês, com sucesso de público e de crítica. E se chegar à sua cidade, amigo leitor, não importa a sua geração ou idade, não o perca.

LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 27/10/2011
Reeditado em 27/10/2011
Código do texto: T3301503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.