FILOSOFIA DE BOTECOS

Anotei, aqui e ali, ao longo de uns tempos, algumas frases contendo filosofia de bares e banheiros. Com antecipação, devo salientar que nenhuma delas foi inventada. A primeira dessas pérolas da sabedoria popular, com total teor de religiosidade, eu a fisguei lá onde, aos domingos, ainda hoje vou tomar a minha indefectível água (cerveja) que passarinho não bebe.

“Tenha fé. Se um dia nada mais restar em sua vida, não cruze os braços, pois o maio(r) homem do mundo morreu de braços abertos.”

Gostei bastante desta frase, não obstante os meus leves pendores para o agnosticismo e o “r” que foi engolido na palavra “maior”. A citação está precisamente lá na parede do barzinho anexo à oficina dos dois filhos de Seu Zé Canindé. Na verdade, a oficina é mais uma borracharia que oficina mecânica propriamente dita.

Desta outra, nem querendo, nunca pude me olvidar, que a frase ficou gravada no frontão interno de um meu velho dicionário de português, justo um que era vendido, mais em conta pelo MEC, à estudantada brasileira, e eu o folheava muito. O palavrório ficava na parede do mal cheiroso banheiro do “Café Suez”, na Praça José de Alencar, coração de Fortaleza. Lá era onde, aos sábados, de volta do laboratório em que trabalhava, eu deglutia timidamente as minhas primeiras loirinhas, ou seja, cervejas bem geladas.

“Seja bem comportado, sempre que estiver emborcando um copo. Lembre-se de que lá fora a negrada já anda mais melada do que cordão de amarrar pato.”

Outra muito espirituosa frase que me despertou a atenção, eu a pesquei quando, anos atrás, realizava caminhadas no meu bairro, na agradável companhia do meu falecido Pastor alemão, o saudoso cão Ares, bicho que parecia gente e se me fazia de pajem, rua abaixo, rua acima. Ah!... Belo foi o meu cão, que atendia pelo ilustre nome do deus da guerra, na mitologia grega.

Vejam cá a joia, um encanto de citação e em bonito português, ao meu modesto entendimento. A frase, com pinta de boa mídia, tomava a parede externa de um barzinho, na esquina da Adolfo Bezerra de Meneses, não sei com que outra rua.

“Não tens nada de proveito para fazer? Então não o faças do lado de fora deste bar. Entra aqui, toma a tua bicada e te sinta mais bonito, mais valente, mais rico e mais importante.”

Uma quarta frase foi ouvida pelo rádio, no programa de um conhecido comunicador fortalezense. O programa radiofônico, ainda hoje, é levado ao ar das segundas às sextas-feiras, pela manhã. Não sei de que fonte veio, mas o divertido radialista comentou que a frase estava na porta do banheiro de um boteco. Aqui está o babado:

“O melhor negócio do mundo é abrir um puteiro. Se você falir, ainda pode comer o estoque.” (Programa Paulo Oliveira, rádio Verdes Mares, AM, 06 fev. 2010).

Suponho que a mais chula das frases, mas bastante curiosa, é esta filosofia que reflete o cuidado com o asseio do banheiro do barzinho mais simples localizado na sofisticada Praia de Iracema, um dos recantos boêmios da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Na parede do mictório, lê-se, muito provavelmente a expressão de uma linguagem do meio rural, algo como que traduzindo bem o regionalismo do norte e nordeste brasileiros.

“Se vosmecê veio verter água, na hora H não balance os teus possuídos, para não molhar e anarquizar o chão.”

Finalmente, em um cartaz, a sexta citação vem bem explícita – já por estar grafada em letras vermelhas – na parede interior de um boteco da favela “Che Guevara” e foi um trocador de ônibus, lá residente, quem me repassou a pérola, que assim transcrevi. Notem, curiosamente, o caráter moralista e repressor da frase.

“Beba, converse água e se divirta como puder. Mas fique direito, no recinto familiar, se não quiser sair torto, na marra e com a lata amassada.”

Em tempo, vejam aí o perigo: segundo o trocador, o dono deste último bar é uma lapa de gajo de quase dois metros de altura, fortão e parrudo, que diz ser faixa preta, em defesa pessoal, ou judoca, sei lá, além de ser policial militar da reforma.

Fort., 27/10/2011.

= = =

Recebi do nosso aparentado, o caro amigo NEIMAR SILVEIRA, as seguintes frases dadas como sendo FILOSOFIA DE BANHEIRO DE BOTECO. Com prazer, aqui, faço o registro das mesmas e agradeço imenso pela gentileza do valioso envio do advogado e comunicador social João Neimar Morais da Silveira. Muito grato e um abraço.

- - -

FILOSOFIA DE BANHEIRO DE BOTECO! Profundíssimo!

"SE VOCÊ AINDA NÃO ENCONTROU A PESSOA CERTA, VAI COMENDO A ERRADA MESMO..."

-------------------------------------

"A PRETINHA MAIS FELIZ DO MUNDO É A JABUTICABA, QUE NASCE AGARRADA NO PAU E MORRE SENDO CHUPADA..."

-------------------------------------

"NÃO DÊ RISADA DE TUDO, PORQUE QUEM ACHA TUDO GOZADO É FAXINEIRA DE MOTEL"

-------------------------------------

"HOMEM É IGUAL A CAIXA DE ISOPOR: É SÓ ENCHER DE CERVEJA QUE VOCÊ LEVA PRA QUALQUER LUGAR."

------------------------------------

"A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O HOMEM???

A MULHER ESTÁ SEMPRE PRONTA PARA O QUE DER E VIER E O HOMEM ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA QUEM VIER E DER."

-------------------------------------

"O CAFÉ EXCESSIVAMENTE QUENTE, EM COPO PLÁSTICO, REDUZ EM DOIS TERÇOS A POTÊNCIA SEXUAL DO HOMEM:

PRIMEIRO QUEIMA OS DEDOS; DEPOIS A LÍNGUA..."

-------------------------------------

"QUERIA SER POBRE, UM DIA, NA VIDA, PORQUE SER TODO DIA É FODA!!!"

-------------------------------------

"EU BEBO POUCO, MAS O POUCO QUE BEBO ME TRANSFORMA EM OUTRA PESSOA, E ESSA OUTRA PESSOA, SIM, BEBE PRA CACETE."

-------------------------------------

"QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE FRUSTRAÇÃO E DESESPERO? FRUSTRAÇÃO É QUANDO VOCÊ PELA PRIMEIRA VEZ NÃO CONSEGUE DAR A SEGUNDA..

DESESPERO É QUANDO VOCÊ PELA SEGUNDA VEZ NÃO CONSEGUE DAR A PRIMEIRA..."

-------------------------------------

"SE SUA SOGRA É UMA JÓIA.....

NÓS TEMOS A CAIXINHA !!!!!!!!! "

FUNERÁRIA SÃO JOSÉ."

-------------------------------------

"AS MULHERES SÃO COMO O VINHO, COM O PASSAR DOS ANOS, UMAS SE TORNAM AINDA MAIS DOCES, OUTRAS, AZEDAM.

AS QUE AZEDAM É POR FALTA DE "ROLHA"!"

-------------------------------------

"DEVO TANTO QUE, SE EU CHAMAR MINHA MULHER DE BEM, O BANCO TOMA!!"

-------------------------------------

"UM DIA LI QUE FUMAR ERA MAU E DEIXEI DE FUMAR.

LI QUE BEBER ERA MAU E DEIXEI DE BEBER.

LI QUE COMER GORDURAS ERA MAU E DEIXEI DE COMER.

LI QUE SEXO ERA MAU E ... DEIXEI DE LER !!!!"

-------------------------------------

"ESTUDOS COMPROVAM QUE A POSIÇÃO SEXUAL QUE OS CASAIS MAIS USAM É A DE CACHORRINHO :

O MARIDO SENTA E IMPLORA...

A MULHER ROLA E FINGE DE MORTA..."

-------------------------------------

"PASSADO DE MULHER É IGUAL A COZINHA DE RESTAURANTE: MELHOR NÃO CONHECER, SENÃO VOCÊ NÃO COME."

-------------------------------------

"NÃO BEBA DIRIGINDO! VOCÊ PODE DERRUBAR A CERVEJA."

-------------------------------------

"NÃO SE ACHE HORRÍVEL PELA MANHÃ: ACORDE AO MEIO DIA!!!"

-------------------------------------

"APRENDA UMA COISA: O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE VOCÊ.... SÓ QUANDO VOCÊ BEBE DEMAIS."

-------------------------------------

"EM DIA DE TEMPESTADES E TROVOADAS O LOCAL MAIS SEGURO É PERTO DA SOGRA, POIS NÃO HÁ RAIO QUE A PARTA."

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 27/10/2011
Reeditado em 26/12/2011
Código do texto: T3301756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.