Desafios do novo autor, parte 1/4

Obs: Em Desafios do novo autor, conto um pouco das dificuldades de um novo autor através de minhas experiências, texto será publicado em 4 partes.

Quando pensei em ser um escritor tinha apenas 16 anos, gostava de ler os livros de Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e outros clássicos da nossa literatura. Também lia suas biografias e a de autores estrangeiros consagrados e achava que sabia das dificuldades que teria pela frente com a minha decisão de ser escritor.

Hoje, com dois livros de poesia lançados de forma independente e participação em várias antologias percebo que o caminho é muito mais complicado do que eu pensava. Ainda aos 16 anos comecei a escrever um romance, cheguei a escrever trinta páginas no meu caderno da escola e depois parei devido a alguns questionamentos comuns a todo iniciante:

Como publicar um livro? Como procurar uma editora? Como enviar os originais? E se roubarem meus textos? Como as editoras trabalham? Eu tenho que pagar tudo ou a editora que paga os custos? Como o livro chega numa livraria? Quem me paga é a editora ou a livraria? Como fazer o lançamento? E se eu tiver que pagar, quanto deve custar? E outras inúmeras dúvidas que um novo autor tem.

Atualmente, é fácil ter respostas a essas perguntas, a internet está cheia de artigos respondendo a todas elas, mas em 1998, não existia tanta facilidade como nos dias atuais para acessar a rede, então desanimei e parei de escrever o romance, passando a escrever uma vez por outra uma poesia, uma peça de teatro para escola ou fazer paródia com músicas conhecidas para curtir com amigos.

Em 2007, as coisas começaram a mudar, foi quando participei de um concurso de poesias chamado “Poemas que Falam”, realizado pelo escritor Valdeck Almeida de Jesus em seu stand na Bienal do Livro da Bahia e fui um dos vencedores, tendo meu poema publicado no livro que levou o nome do concurso. Depois disso, entrei em contato com o organizador e disse que tinha vários poemas e que gostaria de publicá-los e o mesmo me deu todo apoio necessário.

Indicações:

Como Publicar um Livro:

http://falaescritor.blogspot.com/2010/06/como-publicar-um-livro.html

Marketing Pessoal Para Escritores:

http://www.videolog.tv/video.php?id=479198

“Eu sou todo poema” Poemas de Leandro de Assis

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1998473