“Coisas extraordinárias só acontecem com pessoas extraordinárias”

Há uma frase interessante que tem martelado meu cérebro há alguns dias: “Coisas extraordinárias só acontecem com pessoas extraordinárias”.

Não me lembro se li essa frase em um pára-choque de caminhão, em um livro de psicologia de bolso ou de botequim de esquina, ou se a ouvi em um filme, mas o que realmente importa é o impacto que ela causa e a reflexão que ela intrinsecamente provoca.

Assim, refletindo sobre essa frase, reporto-me a um vídeo que há algum tempo assisti sobre um homem nascido sem braços e sem pernas (devido a rara síndrome Tetra-amelia) que se chama Nick Vujicic. Ele é um pregador e palestrante motivacional. Viveu uma vida de dificuldades e provações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos dezessete anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos chamada Life Without Limbs (em português: Vida sem Membros). Depois da escola, Vujicic frequentou a faculdade e se formou com uma bidiplomação. Deste ponto em diante, ele começou suas viagens como um palestrante motivacional e sua vida atraiu mais e mais a cobertura da mídia de massa. Atualmente, ele dá palestras regularmente sobre vários assuntos tais como a deficiência, a esperança e o sentido da vida.

E o que tem a ver Nick Vujicic com a frase inicial dessa crônica?... você pode perguntar amigo(a) leitor(a). Tudo bem! Você tem todo o direito de questionar, mas também o/a desafio a refletir um pouco sobre a sua vida (e a minha também)... Já se questionou se, não tendo você pernas e braços, conseguiria realizar pelo menos a metade do que Nick realiza? Ele, sem braços e sem pernas se veste, escova os dentes, prepara seu alimento, nada, sobe e desce escadas, digita no computador, usa celular, controle remoto, vive feliz indo além de suas limitações físicas... você e eu fazemos tudo isso também, só que a realização dessas coisas simples do cotidiano para mim, e talvez, para você, não sejam sinônimo de superação, como é para Nick.

Às vezes diante de alguma dificuldade do dia a dia, você , eu, muitas vezes paramos para reclamar, como se aquilo fosse a coisa mais difícil do mundo, e paramos na metade do caminho... Falta uma coisa, uma força interior que move as vontades, motiva as atitudes e forja grandes realizações, que aqui eu vou nomear de ENTUSIASMO.

O entusiasmo (é de acordo com a origem da palavra, Deus em ti, ou em mim, em nós) é o que faz coisas extraordinárias em nossas vidas, pois gera pensamentos positivos, que resultam ações altruístas e mudanças de comportamento. Assim, o extraordinário começa dentro de nós e só acontece com pessoas extraordinárias.

Se você apresenta um copo pelo meio de água, os negativistas vão ver um copo quase vazio, os positivistas verão um copo quase cheio, e as possibilidades dele transbordar com seu entusiasmo, com a sua fé consciente de que é possível, são maiores. A forma como nos colocamos diante da vida gera respostas da vida para nós, assim pode-se realmente afirmar que coisas extraordinárias acontecem com pessoas extraordinárias. Precisamos ser, portanto “extraordinários”, e sair do comodismo da impossibilidade, do campo de conforto de nos achar incapazes, impotentes, improducentes,... a extraordinariedade tem que ser cultivada com fé e entusiasmo dentro de cada um nós, assim como se observa em o palestrante Nick Vujicic.

Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 29/10/2011

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 29/10/2011
Código do texto: T3304481
Classificação de conteúdo: seguro