DIA DAS BRUXAS: UM OUTRO OLHAR

TEXTO TRABALHADO NA SALA DE AULA. DIVIDINDO COM VOCÊS. PODEM USAR À VONTADE...

Durante muito tempo, qualquer atitude diferente do normal era interpretada como bruxaria. Em um grande período de nossa história, quando uma pessoa curava a doença de outra com alguns remédios naturais, chás ou coisa parecida era tido como algo fora do normal. Temos que entender que, nestes casos, que se trata de um outro tempo, uma outra época. Hoje, é muito comum e até recomendável que se trate doenças com chás e ervas do campo. Nossas vovós todas sabem um chazinho que cura dor de barriga, ou gripe, por exemplo. Mas quando não se sabia dessas coisas, qualquer poção que curava era considerada mágica, e, portanto, bruxaria. Pensava-se que era influência do demônio. Que nada não é!

O tempo passou e o mundo de hoje é outro. Na literatura e no cinema, temos sempre uma bruxa a querer assustar as crianças. A imagem que ambos nos passam é de uma mulher (muito raramente se aparecem homens) com um chapéu de ponta alta, parecendo um cone, com um nariz grande, roupa preta e uma risada estridente e assustadora. Ela fica sempre próxima a um caldeirão em que faz misturas de ingredientes muito esquisitos para fazer os mais diversos tipos de feitiços e voa numa vassoura. Na infância, essa imagem dá muito medo nas crianças, e na adolescência é esquecida.

Como se pode ver, a bruxa é algo ligado ao mal. Não se vê uma bruxa boa, quando ela existe, troca-se o nome para fada. Mas essas questões todas nos deixam uma possibilidade de pensar na nossa vida e no nosso comportamento. Quando é que estamos tendo um comportamento de bruxa? É possível pensar assim? Quando é que temos um comportamento ligado ao mal? Se atos que fazem mal aos outros são típicos de bruxaria, então temos um comportamento de bruxa quando fazemos mal a alguém ou a nós mesmos. Assim, o que para você é um ato de bruxaria? São várias as atitudes que podemos assim considerar: quando praticamos qualquer ato de violência, seja física ou verbal para com o nosso colega, para com nossa família, para com nossos professores. É algo mal, que vem do mal, portanto, é um ato de bruxaria. Tudo o que faz mal a nós e aos outros pode ser considerado bruxaria. Imagina você fumando, que mal você está fazendo a você e a tantas outras pessoas? Você não vai entrar nessa não é! Veja só as pessoas que saem xingando os outros. É do bem ou do mal? Se você entendeu que é do mal, então é também um ato de bruxaria. O desprezo ao outro, a violência, o não ajudar quando se pode, atrapalhar o outro estudar, quando eu fico conversando demais e atrapalhando as aulas. Tudo isso é bruxaria, não é um ato de bem, e sim de mal. Você pode completar esta lista de exemplos, com os atos pequenos e grandes do nosso dia a dia.

Está vendo? Neste dia das bruxas podemos fazer uma reflexão que vai bem além da simples caracterização das figuras sinistras e assustadoras que vêm à nossa mente sempre que pensamos nesse assunto. Vamos celebrar o dia das bruxas da paz. Isso mesmo, banir do nosso comportamento os atos de bruxaria que comentamos neste texto e provocar outras iniciativas, um outro tipo de comemoração. Um dia das bruxas do bem. Espantando pra longe de nós tudo o que nos pode fazer mal. Pensa aí então sua listinha de atitudes de paz e de convivência que você pode fazer para que o mundo, e o seu espaço (família, sala de aula, escola, etc.) possa ser um ambiente de paz, sem bruxaria e sem aquele sorriso sinistro das bruxas, mas sim um espaço de largos sorrisos repletos de alegria, que contagiem todos ao seu redor modificando o ambiente. Depende de você. Fazer sorrir, fazer o bem, fazer o melhor e incentivar o seu colega também. Um mundo melhor é possível. Depende de você!

LUCAS FERREIRA MG
Enviado por LUCAS FERREIRA MG em 31/10/2011
Código do texto: T3308316
Classificação de conteúdo: seguro