BYAFRA, BRADESCO SEGUROS E A POLÊMICA NO MUNDO DOS ÍCAROS

A Propaganda da Bradesco Seguros veiculada recentemente pela Rede Globo de televisão vem fomentando muitas discussões no espaço virtual icariano. Cada Ícaro com sua tese e antítese sobre a participação do Ícaro maior no cenário propagandístico.

O Cantor Byafra aparece cantando Sonho de Ícaro,música preferida de Nefertite que até então optou pelo silêncio e análise das idéias discutidas pelo seus colegas do portal,”espiando pelo buraco da fechadura” como diz nosso Rei. Pois bem... Nefertite, representada por esta que subscreve,vem quebrar o silêncio e dissertar sobre o assunto deixando clara a sua posição.

Assisti a propaganda que foi ao ar em 30 de julho de 2011,um mês após meu aniversário.No momento fiquei surpresa,e ao mesmo tempo sem ação para comentar algo,pois não sabia de antemão o que o "Menino do Rio" estava "aprontando". Apenas pensei sozinha: Logo hoje!? Isso só pode ser um bom sinal! Quem sabe um presente de aniversário atrasado...?Calei-me até ser indagada sobre o assunto.

Hoje acordei com um sol lindo brilhando lá fora. Da minha sacada pude receber energias positivas. O sol beijava minha face, acariciava as flores do jardim e contrastava seu brilho com as cores de um colibri, sugando livremente o mel do meu hibisco entrelaçado com um jerivá. A alma transbordando de idéias frutíferas, e o coração louco para imprimir o que sentia,desci lentamente as escadas pedindo um tempo para o jejum.Sentei diante da tela para registrar as impressões que ora compartilho...

Quanto ás idéias postadas no site, merecem todo o meu respeito. A propaganda realmente mexe com a nossa fértil imaginação, e é justamente ai que mora o “x” da questão! Um simples comercial como outro qualquer, mas, diferente é claro, para os Ícaros! Trata-se de Byafra e virou polêmica ,como de fato deveria, isso é muito importante! Cada um tem o direto de pensar e expressar suas opiniões.

Para a maioria dos telespectadores, talvez nem tenha surtido efeito, tudo é tão rápido que muitos não param para ler o que está nas “entrelinhas” das propagandas. Quem se acha “moderno” e não aprecia Byafra e suas músicas,assim como o “ladrão”,realmente a idéia do “ultrapassado”, do “brega”,traz sentido depreciativo ao cantor.

Entretanto, cabe ressaltar que, poucos apreciam a boa música brasileira, seus compositores e intérpretes. Gosto é algo muito subjetivo e individual. E a cada dia novos talentos são lançados no mercado, o apelo ao lucro é algo impressionante, trazendo à tona uma sociedade massificada e alienada aos modismos culturais, que vão desde o modelo “adequado” de beleza exterior, em detrimento do interior, até ás músicas que não dizem nada e não levam a lugar algum. Sem generalizar ou depreciar pessoas, suas escolhas, posições sociais, econômicas e culturais, o importante para a maioria é entrar no “ritmo”.

A nossa MPB está salva e segura apenas nas mentes e corações de quem a ama de verdade e luta, nadando contra a maré ,persistindo em ensinar para uma população carente de cultura musical de qualidade, o verdadeiro valor da arte.

Percebe-se que, a maioria perdeu ou ainda não encontrou na correria do dia-a-dia um momento de parar, pensar, apreciar e sentir a beleza que o ser humano trás em seu interior e suas capacidades de mudar suas atitudes e o mundo ao seu redor. O amor, por exemplo, é para muitos, “cafona”, ser romântico é motivo até de zombarias. Os valores estão sendo invertidos. A sociedade muda e as pessoas também, os jovens de ontem não são os mesmos de hoje. Até aí tudo normal... Ainda bem que tudo muda! A mesmice também cansa!

O que devemos enquanto cidadãos de um país é compreender essas mudanças em seu contexto histórico social e cultural, compartilhando as idéias de que,sem o “velho” o “novo” não pode existir. O “novo” sempre beberá na fonte do passado para se inovar. E, diga-se de passagem, Byafra não tem nada de “velho”, está cada vez mais jovem e belo, um eterno menino, fascinante na aparência!Um menino que cresceu,se fez homem com idéias inovadoras e brilhantes.Onde está o segredo?Como Ícara sonhadora e a liberdade de expressão que me é reservada, arrisco no palpite: O amor e a paz interior que o artista procura transmitir, com ternura e sensibilidade pode ser a resposta para a indagação.

Além disso, para reforçar esta tese, pego de empréstimo as idéias do renomado historiador gaúcho Astor Antônio Diehl: Byafra é a meu ver, como “vinho velho em pipa nova”!Lembrando que a frase usada é título de um livro do historiador que procura discutir justamente essa idéia do Moderno e Pós-moderno. Fica aqui aos interessados essa dica de leitura!

Neste prisma de análise, penso que Byafra não está sendo depreciado. Se esta for a intenção da propaganda, seus arquitetos acabaram jogando contra o próprio patrimônio, supervalorizando sem querer o nosso Rei.Sorte nossa e do Byafra! Por outro lado,o cantor e poeta teve a oportunidade de aparecer e causar polêmica.Quem assistir o comercial, fale bem ou mau, está falando de Byafra! E cá entre nós... Ele fez um excelente papel! Como Embaixador da Paz, apresenta sutilmente ao público seus ideais, os quais podem causar espanto e por o “ladrão” para correr. Assim, todos que desejarem comprar um carro têm duas opções: Compram um carro com Byafra dentro, ou terá seu carro roubado.

O cantor “rouba” a cena e encarna a personagem da “Bradesco Seguros”. Logo, seu sucesso é garantido! Um homem do bem lutando contra um homem do mal, onde a única arma que aparece é a linda vóz de Byafra! Se quisermos sonhar um pouco mais, não custa nada sugerir: Um “ladrão” que assistir a propaganda e com isso por as mãos na consciência, basta mudar as atitudes e ser fã de Byafra.Um bom exemplo pode motivar o uso da decência.

Esperando pelos bons sonhos de “ladrões”, só resta parabenizar o querido Byafra pela brilhante encenação e aos organizadores da Bradesco Seguros pela escolha do cantor.

Nosso ícaro realmente expulsa trapaceiros,”landrões”, e suas doenças da alma, principalmente aqueles que tentam “roubar” tua vóz e tua magia de propagar a PAZ!

Terê Arceles (Nefertite)

LIMEIRA,05 DE AGOSTO DE 2011.

TERÊ ARCELES
Enviado por TERÊ ARCELES em 04/11/2011
Reeditado em 04/11/2011
Código do texto: T3317158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.