A ESTÓRIA

Sou péssimo em história. Nunca consegui estudar estória. Toda dita história que nossos filhos estudam é programada. Quem foi Jesus Cristo? Quem foi o tal de Hitler? Não sei. Que o Hitler tinha prazer em matar crianças judias a estória conta; que o grande Jesus fazia a água virar vinho, nossa estória conta. Tudo uma fantasia sem fim beneficiando sempre a interesses múltiplos fazendo com que não acredito em estória.

Mas tenho uma história. Todo mundo tem que ter uma história. Até aquele que morreu de bala perdida, tem uma história. No velório do infeliz alguém, com lágrimas nos olhos diz: “Tadinho, só tava caminhando!” Mas teve uma história.

Mas o que vai escrever nossa estória no futuro?

Que o FHC fez o plano Real, que o Lula foi um grande estadista, com certeza, mas ninguém vai colocar as falcatruas de ambos os lados. Tudo vira uma inércia como nossas grandes bibliotecas onde aparece o presidente do senado como integrante de nossa Academia de Letras! Coitado do Machado de Assis!

Hoje, não vejo história nos seres humanos no geral. Vagam atrás de ganho ou de ceitas, diluindo o stress atrás do consumo como se que uma privada cheirosa eliminasse o cheiro das fezes.

Ainda bem que o Machado de Assis não conheceu quem se achou no direito de usar sua cadeira!

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 06/11/2011
Código do texto: T3320880
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.