Importados no dia-a-dia

Cada dia mais os importados vêm ganhando espaço na nossa sociedade. Esta palavra tão singela que no dicionário é especificada como: produto proveniente do exterior está se tornando sinônimo de status na atualidade.

Outro dia em uma reunião de amigos, um deles afirma que comprou um carro bonito, o ideal para uma pessoa como ele que anda muito com este modelo de veículo, conforto não faltava, mas havia achado-o simples de mais, sem muita variedade quando a questão era acessórios. E afirmo não percebendo a gafe:

- É simples, mas em compensação é confortabilíssimo.

- Você tem certeza, é importado, os carros que circulam na França são apenas deste modelo?

Neste momento outros colegas, ficam com uma cara de espanto, basta ecoar a palavra IMPORTADO que a situação muda completamente, parece que até pedra vira ouro.

Havia comprado um tênis, para correr, também com o peso que estou é necessário que eu me exercite, mas voltando ao enfoque principal encontro um colega, o qual acha bonito o tênis e faz algumas perguntas:

-Onde você comprou? Ficou ótimo em você, e, aliás, as cores, o design, tudo, este tênis é o ideal, seja para o que você precisar.

- Muito obrigado, respondi educadamente

- De que marca importada você comprou?

- É marca nacional

Bastou isso para que a retórica da conversa mudasse, após algum tempo correndo ele afirma:

- Pensando melhor este tênis não era tanto assim como imaginava, escorrega demais, e o cadarço desamarra com facilidade, e pode comprometer seriamente os treinos, a qualquer minuto você pode cair, é um perigo, acho até que devia comprar outro.

Esta última afirmação quem acabou não entendendo foi eu, não sabia se ele estava criticando o tênis ou se ele estava dizendo que eu não sabia amarrara-lo.

A palavra importado toma conta da sociedade atual, tudo o que vem do exterior é melhor, na verdade é uma constante busca por status, já que basta pronunciá-la, e pronto a pessoa já é chamada de chique, rico, entre outros adjetivos mais. Porém para mim isso é uma falta de valoração aos produtos nacionais, sendo que existem muitos que estão dando de dez a zero nos importados.

Termino esta crônica ressaltando dois pontos de grande relevância quando se toca no tema importados. Primeiro, caso muitos não percebam quanto mais compramos os importados, mais afundamos as empresas nacionais, o que pode comprometer o emprego de muitos cidadãos de nossa mesma origem. Em outro, o dinheiro gasto com estes produtos vão para as suas sedes no exterior não contribuindo assim para o país onde as filiais estão instaladas. Parece que o velho ditado se faz presente aqui “A grama do vizinho parece sempre estar mais verde”, o que quero com este texto é fazer com que você leitor, reavalie seus hábitos com o objetivo de quebrar este tabu de que tudo o que provêm do exterior é melhor, e que esta associação de Importado a Status, é mera aparência já que devemos qualificar a pessoa pelo o que ela é e não pelo que ela tem.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 07/11/2011
Código do texto: T3322542
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.