A vida é para ser vivida

Esses dias, enquanto eu arrumava alguns papéis da minha prateleira. Acabei reencontrando um poema escrito por uma idosa poetisa, que me abordou em plena Avenida Paulista na minha última passagem por São Paulo. Com o corre - corre diário daquele lugar, só fui me atentar aos seus versos, no momento em que me sentei para almoçar num modesto botequim do Bairro da Bela Vista. O assunto de sua singela poesia, escrita com uma letra legível e tinta preta foi justamente sobre a Senhora Morte.

A sabedoria popular diz que “Para morrer basta estar vivo”. Clarice Lispector em sua expressiva sensibilidade ressaltou em um de seus romances a seguinte frase “Sei que cada dia é um dia roubado da morte”. A verdade é que a morte sempre foi e assim será um tema extremamente instigante para todos nós.

Não sabemos o que acontece conosco, quando damos o nosso último suspiro. Esse é o grande mistério que cerca a humanidade. É por isso que muitas crenças e suposições giram em torno sobre o fim de nossas vidas. Há pessoas que acreditam na vida eterna – da forma como postula o Cristianismo. Já outros, possuem a convicção de que a morte nada mais é que a falha geral dos nossos órgãos vitais e ponto final.

Teorias à parte, a morte é a única certeza absoluta que temos. Não somos seres imortais. Cedo ou tarde seremos apenas lembrança viva na memória de alguém. Nossas mãos não irão mais tocar nos livros que lemos. Nossos pés nunca mais pisarão nas terras que conquistamos. E nossos olhos não mais irão observar as mazelas e maravilhas do mundo. Além disso, teremos que nos conformar com a ausência perene das pessoas que aprendemos a amar.

Se da morte física estamos todos destinados. Creio que, enquanto houver fôlego de vida em cada um de nós. Não podemos deixar a chama do nosso coração morrer. A vida é para ser vivida. Pode ser que isso ecoe como uma redundância. Mas será que estamos vivendo a vida com intensidade e paixão?

Se existe vida, então vamos amar nossos pais, vamos amar nossos irmãos, vamos tomar banho de chuva! Vamos olhar para o céu estrelado. Vamos agradecer pela oportunidade que nos surge todos os dias para sermos pessoas melhores.

A morte certamente nos espera. Pode ser numa esquina, numa curva ou num deslize nosso. E quando ela nos chamar para a nossa viagem sem volta. Iremos com a sensação de que a nossa vida, mesmo que não tenha sido completa, pelo menos foi vivida com perdão, coragem, esperança. E com o coração, sem espaço para o remorso de não ter feito aquilo, que poderia ter sido.

Mayanna Davila Velame
Enviado por Mayanna Davila Velame em 08/11/2011
Código do texto: T3323268
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.