Contra a pedofilia é preciso energia!

“Prática da pedofilia e abuso sexual é crime. Silêncio é conivência. DENUNCIE DISQUE 100”. Essa é a mensagem da campanha a que a Distribuidora de energia de Goiás (CELG) aderiu. Ação precisa, necessária e convergente ao contexto social em que falar de pedofilia é feio, vergonhoso, gerando estatísticas que só não são maiores porque os crimes sexuais não são amplamente contabilizados. Enquanto isso, pedófilos e indivíduos que abusam sexualmente de crianças continuam suas práticas vergonhosas que ferem (ou pelo menos deveriam ferir) a toda sociedade.

Fazer com que cada cidadão receba em casa uma fatura que consta o consumo de energia elétrica de cada lar goiano é algo trivial, todavia aliar essa situação rotineira à campanha contra a pedofilia e abuso sexual realmente é uma iniciativa que merece nossas congratulações. Acabar com a pedofilia exige ações de todo cidadão, pois é exatamente nesse ambiente (o lar) que a família deveria promover aos filhos conforto, tranquilidade, proteção, amor, zelo. Realidade oposta: torna-se cenário de horror para muitas crianças e adolescentes, pois é na surdina da noite, nos momentos impensados que esse crime, através das mãos de pessoas que deveriam propiciar segurança como pais, padrastos, avôs, tios esse crime continua de forma reincidente e dolorosa, há décadas, mutilando e causando traumas irreparáveis em crianças e adolescentes.

Irônico, mas essa campanha fará com que muitos cidadãos, inclusive os criminosos anônimos, peguem uma conta de luz e se dirijam até uma casa lotérica ou banco para efetuar o pagamento (os pedófilos também pagam suas contas, visto que muitos são, aos olhos da sociedade, pessoas comuns, “normais”). Alguns indivíduos (muitos talvez) leiam a campanha e se identifiquem com a ideia claramente defendida: é preciso denunciar a pedofilia e abuso sexual. Outros, claro, ignorarão, como se nada fizessem, se nada soubessem, todavia esse discurso chegará até muitas pessoas envolvidas direta ou indiretamente a crimes sexuais e poderá promover reflexão.

É óbvio que o pedófilo sempre soube que sua prática é criminosa e não se sensibilizará, todavia à medida que a campanha for abraçada por outras instituições e segmentos sociais, for massificada, a consciência de que pedofilia existe e está dentro de casa pode gerar mobilizações e quiçá resulte em denúncias efetivas.

A pedofilia deve ser punida e a responsabilidade é do Estado, porém é necessário que a sociedade apoie, denuncie. Caso contrário, pouco poderá ser feito, visto que é uma prática criminosa invisível a olho nu, mormente é camuflada dentro dos lares.

Acabar com a pedofilia é preciso ação. É preciso energia!

Rosimeire Soares
Enviado por Rosimeire Soares em 08/11/2011
Código do texto: T3324581