A ARTE DIVINA

Na língua portuguesa temos os “parônimos”, palavras que apresentam grafia e pronúncia parecida, mas com significados diferentes. “Assim, “arte”, pode ser travessura de uma criança” ou “arte”, perícia de fazer uma obra, uma pintura, uma escultura, por exemplo.

.

A “música” segundo Ziraldo e Jô Soares é a arte que está próxima dos anjos, enquanto “escrever” é a arte que está mais próxima de Deus. Ao refletir sobre as afirmações encontrei nas minhas pesquisas que a escrita, segundo a história eclesial, iniciou-se pelo cinzel de Moisés ao talhar a tábua dos dez mandamentos sobre algum granito, lá no alto do monte Sinai, ouvindo a voz do Todo Poderoso. Daí, talvez o motivo de se relacionar a obra literária , a comunicação, a escrita a Deus. Ghandi por sua vez, explica que “a arte da vida é fazer da vida uma obra de arte”.

.

Todas as artes têm o seu valor. E o seu significado é maior ou menor de acordo com a sensibilidade de quem a vê. Eu tenho uma sábia amiga que costuma de dizer que folhear revista é uma arte. Tem pessoas que olham, mas não enxergam. Outras vêem mais do que o autor do texto, da pintura, do discurso tentou repassar. As pessoas que têm o olhar artístico encontram modelos de vestidos, receitas de bolos, detalhes de como decorar uma sala, por uma mesa ao folhear um simples revista. Outras passam as mesmas folhas da mesma revista e não absorvem os detalhes.

.

Arte é tudo na vida. Saber lidar com as pessoas é uma arte. Colocar em prática os conhecimentos adquiridos é uma arte. Saber jogar no papel as letrinhas de forma a impressionar o leitor é uma arte. Nesse sentido, eu quero fazer um adendo para citar dois artistas que abraçaram a arte que está mais próxima de Deus – a literatura: “Gilberto Dantas”, autor do livro “Cinqüenta e uma crônicas”, que nos presenteia com histórias leves, agradáveis, homenageando a poesia, o Rio de Janeiro e outros assuntos que falam de saudades e recordações. Já Márcio Félix, com sua jeito espirituoso nos faz rir durante e após a leitura de “Nesta F ( r ) ase da vida”. Rir faz bem a saúde, é a expressão da alegria e da felicidade. O homem feliz está próximo do Criador do Universo, isso é verdade.

.

Quanto a relação da música com os anjos eu não encontrei uma explicação convincente, embora as harpas estejam atreladas a figura dos anjos.

.

A arte é a expressão do belo, que se perpetua – A “Monalisa” de Leonardo da Vinci e o “Navio negreiro” de Castro Alves, são exemplos.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 10/11/2011
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3327562
Classificação de conteúdo: seguro