Os Atuais Laços de Família

Atualmente os laços familiares estão cada vez mais se discriminando. Viver na sociedade atual é complicadíssimo, é cada um se preocupando apenas consigo mesmo, o que dificulta cada vez mais a relação entre os parentes.

Semana passada fui a casa de um colega, estávamos terminando um trabalho importantíssimo, o qual detalhes não vêm ao caso, mas já era quase noite, havíamos combinado de jantar na casa dele e após isso voltaria a minha residência. Até ai, ok, o problema começou, quando a mãe dele, ou a empregada não chegava anunciando que o jantar estava na mesa, pois meu estomago já estava revirando e dando saltos de tanta fome. Indiscretamente pergunto:

- Que horas sai o jantar?

- Que bom que me lembrou, minha mãe me aviso a uma meia hora atrás pelo msn, que ele já estava pronto

Fiz um sorriso sem graça. Que ótimo agora além de ter ficado com o estomago roncando vou comer comida fria.

Além desse caso, muitos desses são comuns, é um jantando de um lado outro do outro, ai é que me pergunto onde está a integração familiar? Aquelas mesas de conversa onde o patriarca da família sentava na ponta da mesa, e todos os presentes discutiam como havia sido o dia de cada um.

Pois é, isso acabou, hoje é cada um para um canto. Existem até casos em que a casa é um cubo de tão pequena e os familiares não se veem por dias. Na minha mente, me indago Como isso é possível?

O conceito de família se disseminou, pensar em famílias grandes cheia de avôs, primos, tios, pais , mães vivendo tudo em uma mesma casa, parece até algo do tempo colonial.

Um psicólogo que agora não me recordo o nome justifica isso pelo fato, da vida agitada e corrida da maioria dos seres humanos e da alta tecnologia. Muitos de vocês devem estar se perguntando como a tecnologia?

Naquele momento em que você preferiu ficar no celular jogando jogos a conversar com bons amigos, ou então quando você precisava falar com os colegas no facebook e não jantou com seus outros familiares.

Basicamente é isso a tecnologia acaba substituindo a convivência, conheço muita gente que até já respondera a pergunta: O que é mais importante na sua vida? Da seguinte maneira:

- O meu computador.

Ou então

- O meu celular

Para mim nada substitui uma boa conversa, ou então aqueles jantares a moda antiga, com cada um expondo suas experiências vividas em mais um dia de existência. Conatos como esses não tem preço. Isso é viver a vida.

Não que eu seja contra a utilização de tecnologia, acho até que ela é a principal responsável por todos estes avanços e maravilhas que vem ocorrendo no campo da ciência e medicina, além do conforto que esta nos proporciona. Acho até que a vida seria muito mais complicada sem ela. Só quero que você leitor reavalie os seus hábitos na procura de valorizar o que há de melhor na vida os verdadeiros laços de família.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 14/11/2011
Código do texto: T3335302
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.