A PSICOPATIA VIRTUAL

Há um conjunto de indivíduos comprovada e clinicamente perversos, portadores de graves distúrbios e que manifestam altos níveis de neurose, perversões, insensibilidade, egocentrismo, poder de manipulação e total ausência do que seja culpa ou remorso. Para a ciência, personagens de um transtorno de personalidade antissocial, mas para a sociedade uma ameaça extremamente perigosa.

Em geral, incorremos no simplismo de ver o psicopata apenas no contexto das produções cinematográficas, encarnados em assassinos em série ou eternizados pela literatura que, em geral, compila seus feitos mais célebres e dantescos. No entanto, há vários níveis de psicoparia e o mais comum jamais é notado, haja vista seu comportamento aparentemente insuspeito, quando não de elevada simpatia.

Determinados sintomas já foram comprovados pela ciência psicanalítica como recorrentes na vida desses indivíduos, cabendo-me aqui destacar alguns:

1. Emoções superficiais e teatralidade

2. Frieza e ausência de sentimentos

3. Supremacia da razão sobre a emoção

4. Poder de sedução

5. Alta irritabilidade e intolerância diante das frustrações

6. Mentiras e comportamento fantasioso

7. Vazio existencial e tendência ao tédio

8. Manipulação e chantagem

9. Egoismo e Egocentrismo

10. Incorregibilidade e ausência de remorso

Algumas dessas pessoas podem já ter nascido com inclinações de natureza antissocial, o que as caracterizaria como psicopatas inatos, já outras adquirem tal conteúdo perverso com o convívio social e determinadas experiências que lhes tornam alvos da psicopatia. Seriam estes os sociopatas.

O mundo virtual não está livre de tal coisa. temos uma elevada gama de pessoas que poderiam ser assim diagnosticadas e que desfilam pelos sites de relacionamento ou quaisquer outros que lhe possibilite a interação com muitas pessoas. Seu modus operandi não segue uma regra fixa e não necessariamente se baseia numa ação planejada, mas diante de qualquer frustração causada diante de suas expectações nesses relacionamentos, há um desencadeamento de múltiplos descontroles.

Nós, que de um modo ou de outro, produzimos textos e os publicamos na web, comumente nos deparamos com pessoas assim. O poeta do passado, não dispunha das ferramentas virtuais para a disseminação de sua obra e isso lhe dava o favorecimento de ser apreciado por um seleto grupo de simpatizantes ou especialistas na conjuntura de sua arte. Já no mundo moderno, a produção poética é recebida por infindos gêneros de leitores, dos quais partem as mais imprevisíveis reações. Temos grande incidência da criação de um mundo fantasioso criado pelo leitor, que se vê inserido na obra apreciada, que se sente seu tema, sua inspiração e sua razão de ser. Qualquer constatação que abale essas convicções, pode gerar reações das mais doentias ou até mesmo criminosas. Essas pessoas assumem personalidades falsas (os famosos fakes), atacam, agridem, caluniam, injuriam, difamam, ameaçam, constrangem, mentem, perseguem e vagam intermitentemente da paixão para o ódio de forma literal, cíclica e evolutiva. Fechadas para a racionalidade, sentem-se protegidas pelo aparente anonimato do virtualismo, dormem o sono da impunidade e não se assustam com a possibilidade de serem pegos com base nos rastros que sempre deixam.

Obviamente, os de mente e alma sãos, precisam ter bom discernimento dessa realidade e promover total afastamento de tudo e todos que indiquem tal anomalia. Os provedores e sites precisam criar mecanismos de suporte técnico capazes de proteger o cidadão de bem da ação dessas almas bestiais. Já os psicopatas, que em geral são criminosos covardes e que agem sob máscaras e esconderijos, talvez seja perda de tempo tentar lhes deixar alguma mensagem construtiva, exceto a certeza de que Deus e a própria justiça humana certamente lhes alcançarão.

E quanto a mim pessoalmente, que tenho sido há muito tempo vítima de psicopatas virtuais, que dizem me odiar com todas as suas forças, ou que afirmam me amar mais do que tudo e todos, que usam meu nome para promover seu plano sujo de ataque à minha reputação, que se mordem de ciúmes e incompreensível inveja, que me espreitam pelas madrugadas, lendo e analisando tudo que eu publico, que atacam aqueles que me comentam, que tentam hackear meus perfis na web e que buscam minha aniquilação e isolamento, digo que prosseguirei indesistível tal como sempre fui: um singelo missionário de minhas letras, amigo de todos que como tal me desejarem e um homem de profunda paz, porém determinado a promover justiça contra quem pensa que por ela não será punido!

***************************************************************

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 16/11/2011
Reeditado em 16/11/2011
Código do texto: T3339038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.