Conjuntivite

Cheguei ao trabalho, pela manhã. Ninguém me quis por lá. O motivo? Conjuntivite.

- E como ficarão as coisas?

-Ah... Ainda temos tempo...

Tudo bem. Já que é assim, volto para casa.

CONJUNTIVITE> segundo o Minha Saúde (IG)

http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/conjuntivite/ref1238131524076.html?gclid=CJuw9fWvyqwCFY2b7QodiWS4pQ:

Definição

A conjuntivite é o inchaço (inflamação) ou a infecção da membrana que cobre as pálpebras (conjuntiva).

Bem, por algum momento fiquei pensando nela...

Na verdade, nela e em todos nós.

Muitas e muitas e muitas vezes, nem precisamos dela , a conjuntivite, para termos os olhos inchados, inflamados, a tal ponto, que quase nada vemos.

Lembrei-me, então, de Saramago, em um dos seus maravilhosos livros: "Ensaio sobre a cegueira". Acredito, porém, que, ao contrário do que ele pensava, somos essencialmente perdidos, não essencialmente maus. No entanto, concordo com ele quanto à cegueira branca, que nos dá a sensação ilusória de clareza e de verdade.

Essa cegueira branca é, de fato, má, cruel, porque nos domina, dia a dia, por meio da rotina, dos paradigmas, do senso comum e nos tira a visão quanto a tudo o que é verdadeiramente importante.

Nossa! Alguém já se deu conta como desperdiçamos tempo com coisas tão sem importância, como competições, desavenças, ciúme, inveja?

Alguém já se deu conta que todos nós queremos a felicidade e que TODOS nós, sem exceção, temos momentos de dor, de tristeza, de alegria, de ternura, de compaixão? Que a crueldade é a única demonstração real de falta de humanidade? Isso porque ela é a maior forma de destruição. É lógico que com ela vem a cobiça, a soberba, a corrupção e a própria maldade. Por isso, tanto poder de destruição ela tem.

Voltando à cegueira branca, ela é mais que uma cegueira, pois, mais do que a visão, tira-nos o ânimo, destruindo nossas potencialidades.

Os muito jovens, raramente são afetados por essa leitosa forma de não enxergar.

A cegueira começa a se manifestar, geralmente, na famigerada fase adulta, quando achamos que dominamos tudo e, mais adiante, entenderemos que somos dominados por tudo:excesso de trabalho, responsabilidades, convenções sociais, entre tantas outras coisas que aceleram nosso dia e paralisam nossa percepção.

Olhamos ao redor e... vejam só...!!! não enxergamos mais nada, nem ninguém. Nem mesmo aqueles a quem mais amamos.

Os dias passam. Os anos passam. Por fim, estamos nós sentados em um canto qualquer da sala, com tv ligada, a nos perguntar:"Onde foi que eu errei?"

Tarde demais para começarmos a enxergar?

Com certeza, não. Todavia, muita mais dolorosa será a luz que atingirá nossos olhos. Tão dolorosa que provavelmente continuaremos a desejar a tal cegueira branca...