PIADAS INOPORTUNAS

A piedade é irmã da caridade. O ser humano que não sente piedade pelos injustiçados, pelos maltratados, pelos doentes, pelos que sofrem, tem o coração manco. As pessoas sensíveis sentem piedade até por maus tratos aos animais, quanto mais por outro ser humano em situação difícil.

Tenho ouvido e lido piadas de muito mau gosto sobre o ex-presidente Lula desde que divulgaram que ele enfrenta um câncer. Câncer é, a meu ver, a doença mais cruel atualmente porque, quase sempre, não tem como prevenir. A pessoa está aparentemente saudável e, num simples exame, lá está ele, sorrateiramente instalado. A partir daí começa a via-crucis das operações, das quimios, numa luta quase sempre desigual.

Gostar ou não do Lula político é uma coisa. Debochar de um homem doente é outra. É cruel, é desumano, é nojento. Ninguém está livre de percorrer o mesmo caminho, um dia. Se ele fez ou não pela Saúde pública é uma coisa. Brincar com sua dor é outra. É, no mínimo, falta de piedade. E quem não tem piedade, desconhece a caridade. E, como disse Jesus, sem caridade não há salvação.

Não estou defendendo o Lula, ex-presidente. Estou falando de um ser humano, com falhas e defeitos como todos nós. E se queremos merecer as benesses dessa vida e da outra (para quem acredita nela) devemos começar por aparar as arestas que tanto enfeiam nossa alma e atrasam nosso progresso moral e espiritual.

Giustina
Enviado por Giustina em 26/11/2011
Código do texto: T3358300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.