AMAI O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO". E SE NÃO GOSTARES DE TI?

Não vais conseguir vivenciar na plenitude o conselho dado por Jesus, pois amar o próximo passa pela nossa inclusão nesse amor, ele é um estado de ser pleno.


Jesus não quis dizer com ese conselho para amarmos só aquelas pessoas que concordam com a gente, ou que nos são próximas, nem com aquelas que nos são gratas e nem com aquelas que compartilham da mesma filosofia, cristã ou não, com a gente, é um gostar universal.
 
Nesta frase emblemática de tão repetida não se raciocina mais sobre ela, pois parece que o mais importante dela não é e nem nunca foi analisado.
 
Todos prestaram atenção, sempre, à primeira parte da frase o:
 
“AMAI O TEU PRÓXIMO”
 
E em cima desta base foram fundamentadas todas as religiões cristãs sem prestar atenção naquilo que Jesus deu destaque no complemento da frase no "como a ti mesmo"
 
Mas atendo-se só à esta primeira parte da frase podemos constatar que o ser humano nunca cumpriu nem nunca tornará realidade este ditame.
 
Devem ser pouquissimas as pessoas, se é que existe alguma, que tem este amor no coração. Que tem o verdadeiro conceito de “amor” que Jesus falou e muito menos o amar a todos como nos dá a entender a colocação.
 
O teu próximo aqui é no sentindo amplo, tomando toda a humanidade. Um amor impessoal e verdadeiro, onde para alguns devemos nos calar e para outros uma palavra amiga verdadeira.
 
Algumas seitas ou religiões cristãs são as que mais repetem os dizeres de Jesus, mas ao mesmo tempo se fecham “em copas” na sua linha, e já não tem o mesmo apreço pelo seu vizinho que professa outra religião, chegando já, em alguns casos, até à agressão.
 
“AMAI O TEU PRÓXIMO”
 
Não é amar os nossos iguais, mas sim ter o amor magnânimo dentro de si, um amor que não faz escolhas, é impessoal, brota naturalmente.
 
Ajuda humanitária é correto, mas temos que ter parcimônia com esta ajuda, pois ao invés de estarmos ajudando podemos estar estimulando uma pessoa à indolência ou malandragem.
 
Conheço um cadeirante que ficava sempre perto do Banco onde eu tinha conta há mais de trinta anos. Na época ele usava uma bengala e era muito introspecto, mas passava algo positivo em redor e por isso sempre me chamou a atenção. Era garboso, guardava carros com a ajuda de outros e eu não tinha nenhum ainda, por isto eu me lembro dele e ele, provavelmente, nunca tenha reparado em mim.
 
Eu fui vendo o seu declínio físico, cada vez com mais dificuldade de andar, e hoje ainda o encontro em um cruzamento da cidade vendendo balas. Ele nunca pediu nada, sempre vendeu algo. Vai sobrevivendo e nunca o vi falar “Compre para me ajudar”. Ele é um vendedor, um trabalhador e sinto que se vê assim.
  
Dar dinheiro em alguns casos, sem nada em troca, é prejudicar, atrasar aquele que se julga um desafortunado da sorte, pois não existem desafortunados da sorte, existem retornos sendo colhidos.

Existe o retôrno do não amor de outras épocas.
 
Na há infelicidade sem plantio, tampouco a felicidade. Tudo é resultado de alguma ação anterior, na maioria da vezes ocorrida em outra vida, por isso a estranheza da disparidade nas encarnações. Uns felizes outros não, uns em zonas de conflitos e outros em regiões de paz,  e assim por diante
 
E aí é que pega a segunda parte da frase de Jesus e que sempre ficou a segundo terceiro ou quarto plano. Isto se foi alguma vez  levada em conta.
 
“COMO A TI MESMO”
 
“Ama ao teu próximo como a ti mesmo” --- como a ti mesmo ----como a ti mesmo...
 
Quer dizer que “amar o próximo” é algo que no final vai beneficiar muito mais a nós mesmos?
 
De certa forma, alguns podem dizer, que há “um certo egoísmo” ai implícito, analisando-se humanamente, pois este bem querer para com o teu próximo, vai mais é beneficiar ao praticante dele.

Mas este amor pregado por jesus nunca pensa em si, ele brota naturalmente e só visa o bem do outro ou, o mais certo, da humanidade toda. É um amor altruista que não visa nada para si na sua origem, por isto não pode ser cultuado de forma egoista.

Está escrito isso, aconselhado por Jesus, só que nos desejando o bem e nos dando um conselho pessoal. A cada um de nós. A cada um dos sete bilhões de seres humanos que habitam hoje a Terra.

É um conselho pessoal, válido a qualquer um, cristão ou não, pois este amor pregado por Jesus não pertence a uma religião.
 
"Amar o próximo" é no mínimo não se incomodar com o seu modo de pensar ou agir. É não se achar no direito de julgar, pois não é ao ser humano que cabe este direito, neste caso, no sentido mais amplo, e não no lado da justiça humana.
 
“Como a ti mesmo”.
 
Cuida-te e vê se ama ao teu próximo para seres feliz, seria uma forma humana impositiva de se dizer. Procure usufruir desse beneficio.que te é concedido.

É o menor e o melhor caminho para conseguires a felicidade é o que nos diz Jesus, no final.

Procure se beneficiar e ame o teu próximo vedadeiramente, pois é o melhor que cada um pode fazer para sí mesmo, é o que está implicito na frase. 
 
Quem não tem o amor dentro do seu peito, nas suas ações, então não pode reclamar da vida.
 
Pois Jesus deu o conselho: “Ama a teu próximo como a ti mesmo”. “Como a ti mesmo”. “Como a ti mesmo”.
 
No fundo quem tem amor no peito é feliz, pois
"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo" nos diz Roselis von Sass em seus ilustrativos livros.

Quem tem só ambição, quem tem só ideologias não levando em consideração a do outro, quem só almeja ascensão social sem considerar o bem do outro, quem deseja só acumulo egoístico de riqueza está deixando o seu intimo ser ocupado somente por sentimentos que não levam em consideração o bem estar do meio social à sua volta.
 
Isto serve individualmente, assim como para povos inteiros ou nações.
 
Se não exerce estas vontades com amor no coração, o que a harmonizaria com o ambiente em seu redor e só considera o seu próximo como adversário à realização destas vontades, ou como um objeto a ser conquistado ou usado, não está dando espaço ao “amor ao próximo” e com isso não está tendo amor a si mesmo, pois estará plantando uma colheita ruim para o seu futuro.
 
Por isto estamos em uma época em que os remédios mais vendidos são os para apaziguar íntimos e consciências.
 
Muitos conseguirão os seus objetivos egoisticos, mas o que terá causado ao ambiente em volta de si? Como no caso de politicos desonestos por exemplo? O que terá causado ou privado dos seus semelhantes para ter conseguido as suas ambições?
 
Não terá sido injusto, causado tristezas, pobreza material, desamor, hostilidades, traições, corrupções, desonestidades, infelicidades, traumas, desapontamentos e tantos outros sentimentos?
 
Como se voltarão estes sentimentos contra ele mais tarde ou em uma nova vida? Ou na vida do chamado além?
 
Este “Como a ti mesmo” serve para tudo.

Teve desamor contra o seu próximo e é o que encontrará no futuro e ai não serão remédios que o consolará.
 
Não se autoprotegeu com estas ações e causando o mal ao em volta, não teve amor a si mesmo e o retorno então virá. Irá sofrer e neste sofrimento poderá chegar até às overdoses fatais que tanto vemos, pois há muitos íntimos sem nenhuma paz, apesar de, em muitos casos, muita fama e riqueza.

Sofrimentos inexplicáveis para quem vê de fora.
 
E se porventura você achar que com a morte termina tudo?

 
Então seria correto achar que todos os meios, não importando a idoneidade e moralidade deles, são válidos para tornar esta vida prazerosa, já que seria uma só, sem consequências. 

Passar por cima dos outros faria parte do jogo e aí não precisaria nenhum amor.

 
E nem precisaria ter vindo Jesus para dizer a frase que termina com:
 
“...como a ti mesmo.” Como a ti mesmo ....como a ti mesmo."

E não haveria tantos sofrimentos embalando o intimo de tantas pessoas neste nosso planeta tão judiado. 

"Amar o próximo nos tornaria o maior beneficiário deste amor" é o que nos quiz dizer Jesus, mas não soubemos aprender com ele.

 

"Dai  A Deus a honra da perfeição! Nisso encontrareis a chave para os problemas não-solucionados de toda a existência."  Abdruschin em sua Mensagem do Graal "Na Luz da Verdade" - www.graal.org.br