ADMINISTRAÇAO TUPINIQUIM - O CAOS DA SAUDE, NO BRASIL

Toma-se a caneta que dorme na gaveta da escrivaninha, em louro escuro, que, inerte, se assenta a um dos cantos da sala.

... – mas, e caneta dorme?

... – e mesa se assenta?

Bem, são nove horas da manhã do dia cinco de dezembro do corrente – dois mil e onze.

Preciso escrever, mas, sobre o quê?

Ora, pode ser sobre o caos da saúde, no Brasil!

Para começar, depois de vinte e cinco mil, cento e setenta e três dias de existência, bem vividos por sinal, defronta-se com o caos da saúde e se obriga a deglutir as falácias dos integrantes da vida pública – sejam o Presidente, os Ministros, os Senadores, os Deputados, os Prefeitos, os Vereadores e toda a gama de asseclas.

Continuando – munícipe da antiga Nossa Senhora da Conceição de Itaquaquecetuba, hoje, apenas, Itaquaquecetuba, e vitimado pelo caos da saúde na Administração Tupiniquim, do Brasil, em todos os tempos.

O fato – a esposa, trabalhadora desde a tenra idade – dez anos – na lavoura, hoje, no decurso dos quarenta para os cinqüenta anos, é portadora de Enxaqueca Crônica, e, em decorrência do cotidiano, de estados de patologia neuropsiquiátrica, no dia-a-dia da existência está crassamente prejudicada.

Culpa da saga da saúde?

Talvez!

Eletro encefalogramas, consultas clinicas, consultas psiquiátricas, analises psicológicas, tudo tem sido levado a efeito, mas, a despeito de todas as providencias possíveis e imagináveis e dos esforços envidados, nada se descobriu e a patologia segue incólume o seu curso.

No entanto, a título de controle do estresse, o medicamento ministrado pelos profissionais da saúde é o – Nortrip, a base da droga Nortripilina.

Não obstante, tal droga é de controle único, absoluto e específico do Governo e, portanto, não adquirido no comercio do ramo.

O problema...

De sessenta em sessenta dias se instala a Via Crucis – a Prefeitura do Município de Itaquaquecetuba não dispõe do remédio, e, então, indica hospitais públicos da região, tanto de Itaquaquecetuba quanto de São Paulo de Piratininga, os quais, também, não suprem a necessidade.

Enquanto isso, no dia-a-dia, as crises provocadas pelas constantes dores encefálicas, inexoráveis, minam o estado de saúde da paciente.

O que fazer?

Ouvir as justas lamúrias, ou, correr em busca de recursos enquanto há tempo?

Lamentável é –; as falácias propagandistas e eleitoreiras da mídia não convencem, pois, na realidade, são deveras contraditórias e repugnantes diante do exposto.

Como profissional do passado, do presente e do futuro, particularmente, afirmo:... – enquanto as vernáculas se desfazem perante a força dos ventos, as ações se consolidam diante do tempo e da realidade intangíveis.

O que é isso?

Pena de morte?

Talvez!

Entrementes, fica aqui o protesto, pura e frugalmente, porque depois de esvair-lhe o fôlego de vida, se há algum tempo futuro a Administração Tupiniquim se reorganizar a ponto de essas impropriedades deixar de existir, de que adiantará, se, hoje, o Nortrip está sob o controle do Governo e esse Governo mantém as rédeas e não o fornece.

Espere-se...

YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 05/12/2011
Código do texto: T3373444