ESCOLHAS

          Às vezes ele se pega pensando como seria se tivesse feito odontologia ao invés de arquitetura. Ouvira dizer que na região leste do estado há uma demanda muito grande por profissionais na área de saúde, sendo os de odontologia muito bem remunerados. Por outro lado, foi na época da faculdade que conheceu duas garotas, irmãs, que se interessaram por ele ao mesmo tempo; as duas lindas e inteligentes, porém uma delas, Moema, meiga e gentil, buscava uma vida mais estável e voltada para a família, a outra, Magda, mais extrovertida, e ativa, buscando sua independência econômica. A vida profissional de Magda é um sucesso. Hoje é vice-presidente de uma multinacional; já a vida pessoal não é lá essas coisas: casou-se e descasou várias vezes; é incapaz de manter um relacionamento estável. Ele casou-se com Moema, com quem tem agora, dois filhos.
            Antes de se casar, estava com a viagem marcada para fazer pós-graduação na França, seu padrasto morreu em um acidente automobilístico, e sendo ele filho único do casal, achou melhor não deixar sua mãe desamparada naquele momento. Adiou a viagem, e nunca a resgatou... ainda.
            Montou uma construtora juntamente com mais dois sócios. Iam bem até que seus sócios surgiram com a idéia de se lançarem em uma aventura na capital, com planos mirabolantes, e negócios escusos com políticos. Teve receio e achou que seria o momento de romper a sociedade. Foi obrigado a vender algumas propriedades que tinha em seu nome, algumas até que recebera de herança, para comprar as partes de seus sócios. De início passaram maus momentos, ele e Moema; as crianças, que eram pequenas nem se lembram deste fato.
            Passaram por muitas dificuldades, lutaram para criar e educar seus filhos.
            Hoje, olha pra trás, vê seus sócios envolvidos em escândalos, sendo ameaçados de morte, conforme lhe disseram. Magda quase sempre só dorme à custa de remédio, sendo incapaz de ter um relacionamento estável. Todos bem financeiramente. Sua mãe já falecera e estivera sempre a seu lado.
            Vê seus filhos, um fará vestibular no final do ano, para medicina. O outro desconversa, ainda não decidiu; ainda faltam alguns anos pra decidir com firmeza. Os pais procuram não interferir. Vê sua esposa, sempre com um sorriso no rosto, amável e carinhosa. Sempre companheira. Trabalham juntos na construtora. A seus olhos ainda jovem, tal qual no dia em que se conheceram... Sobre a mesa duas passagens marcadas pra dali dois meses. Partem pra Europa em nova lua de mel.
            Quanto às escolhas... será que ele as fez corretamente? Difícil dizer. Escolhas são escolhas. Precisam ser feitas e pronto.



 
(dezembro, 2011)
Walter Peixoto
Enviado por Walter Peixoto em 11/12/2011
Código do texto: T3383048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.