Santo de casa não faz milagre
O Brasil é um país que até mesmo quando faz a coisa certa esta fazendo a coisa errada. Hoje a presidente Dilma anunciou a distribuição de bolsas para estudantes brasileiros fazerem cursos superiores no exterior, no chamado primeiro mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e França.
O projeto em si é louvável e digno de elogios, afinal quem não gostaria de estudar no exterior e voltar para o Brasil coma experiencia de ter feito um curso fora, no entanto somos um país emergente economicamente, ou seja, estamos em busca de uma posição de destaque no cenário internacional e na economia do mundo, e por ser isso fico pensando se não poderíamos ser também uma nação emergente na educação, e ao invés de mandar nossos estudantes para fora do Brasil não seria mais viável e lucrativo para o Brasil ter uma educação superior de qualidade aqui ao ponto dos outros países se sentirem seduzidos a ter seus estudantes cursando aqui.
Não que esse projeto não seja um passo a frente no ensino superior brasileiro, mas creio que seria muito melhor termos aqui um ensino de qualidade para que nossos estudantes não precisem sair do país para estudar, e quando isso ocorrer que ocorra por opção e não por falta dela.
No últimos anos escândalos abalaram universidades federais Brasil a fora, e muitas dessas universidades não tem nem condições de funcionamento, onde alunos e professores fazem o máximo, sendo que no final das contas nem esse máximo é necessário, e esses problemas é que devem ser resolvidos o quanto antes.
Tudo nos leva a pensar que tudo que vem de fora é melhor, que as universidades do primeiro mundo são melhores que a nossa e assumindo isso estamos literalmente assumindo que não temos condições de ser um país desenvolvido, pois não existe maior riqueza para um país que o seu povo, e a valorização do seu povo.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 13/12/2011
Código do texto: T3387054
Classificação de conteúdo: seguro