Sobre o Perdão

Fala-se muito sobre o perdão, da necessidade de perdoar. Entendo o perdão de forma tão diferente. Para mim o perdão não existe. Você não perdoa alguem por um mal sofrido. Na verdade se alguem tiver que perdoar é o ofensor, não o ofendido. E é ele próprio quem carrega o peso desse fardo e por isso necessita "se" perdoar. Precisa dar a si mesmo a condição de transgressor, para se dedicar a uma possível correção, recuperação. Dar perdão a quem, por hipóstese tenha tirado uma vida. Não existe isso. Uma vida ceifada é uma vida perdida, não tem retorno. Agora, que o ofensor carrega doloroso fardo pelos atos cometidos, não resta a menor dúvida. E é ele próprio quem carrega esse peso dos seus atos e por isso necessita "se" perdoar. O ofendido, **"levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima"**, e segue sua vida preferencialmente com honra e valor.

E jamais carregar qualquer tipo de sentimento negativo para que sua vida flua leve, e nunca tenha que arcar com o peso de fardos pesados de sentimentos negativos, como raiva, mágoa, vingança, etc. Esqueça-se os males sofridos, esqueça-se ter sido ofendido e se possível, esqueça-se até o ofensor. Se não, emita-se para ele sempre os melhores eflúvios, para que consiga arcar com as consequência de seus atos reacionários. O ser humano "age" quando na corrente do bem e "re-age" quando na corrente do mal.

** palavras de uma música, se não me engano gravada pela Elza Soares.

Nilamaria
Enviado por Nilamaria em 20/12/2011
Reeditado em 26/12/2011
Código do texto: T3398407
Classificação de conteúdo: seguro