Uma Visita do Escambau!!!


 De: Silvino Potêncio,  (*)
Uma Visita do Escambau (Parte III)
 
"Estórias de Um Caixeiro Viajante!..." é o título do meu livro homônimo cuja publicação está pendente de Editora interessada n a edição do mesmo!... em Portugal ou no Brasil ou qualquer outro país dos integrantes da comunidade Lusofona CPLP.  
Comecei a reunir textos para este volume, quase logo no início da minha chegada ao Brasil em Outubro de 1979. Isto depois de eu ter permanecido por quase 4 anos em Portugal Ibérico em busca de emprego ou pelo menos sobreviver com dignidade   -  e alguns desses textos são/foram, quase sempre baseados em factos (ou simplesmente fatos, sopas e gravatas e tudo!... como diria o Saudoso Raul Solnado). Factos esses pelos quais nós passámos ao longo destas ultimas três décadas. (Digo nós no plural, pois englobo aqui toda a classe Emigrante Oriunda da malfadada descolonização levada a efeito após o Golpe de Estado do 25 de Abril de 1974)
Claro que não vou vos deixar aqui páginas e páginas deste livro mas, acho deveras interessante vos mostrar alguns trechos, os quais se mostram bastante atualizados daquilo e com aquilo que era o ideal das navegações de cinco séculos atrás.
A prática comercial daquele tempo em termos práticos era chamada de "Escambo" vulgarmente conhecida por "Permuta" ou Troca Comercial... onde um determinado bem ou objecto muda de mão, com o devido preço ajustado no momento da transação!... de forma verbal e algumas vezes até mal interpretada por falta de conhecimento de uma das partes. Todo e qualquer negócio só é bom quando agrada as duas partes, caso contrário o povo diz que vira um "escambau"!
​Posto isto no meu próprio estilo e esteriotipo literário... aatão bamos lá caragoooo.

- Assim... o Ti Cabral desceu o Porta Ló da Caravela Mãe, e tirou da algibeira um canivete de mola Espanhol... abriu-o na frente do Indio todo NU e disse: ou me dizes como é que se vai para a India ou então eu tiro-te as tripas para fazer à moda do Puorto Carago!...
O Indio "inguinorou" a ameça do Home de Belmonte, porque ele era ainda muito "inguinorante" e levantou o braço na direcção de Porto Seguro e respondeu;... Seguro Meu Reye!!!... Voismecê sobe ali o Monte Pascoal e lá de Trás-Os-Montes tem lá Indias p'ra todos os gostos!...
- Passaram-se os séculos... e eis que surge agora o nosso PM (Primo Mané) que por sinal também é de Trás dos Montes, uma Aldeia tão dificil que lhe deram até o nome de Vale de Maçada muito a propósito e... logo no primeiro instante que subiu ao Poleiro de Lisboa, ele veio cá já várias vezes às Terras Tupiniquins mas... fez sempre o "escambau" por debaixo do pano!... sem muito alarde!... tudo dentro do programa do "Face Oculta"...
Por isso dizem que ele vem sempre para fazer uma nova Negociação que os Brasileiros chamam alegóricamente de "VISITA DO ESCAMBAU"!...

iiii...aatão lá bai...

 
Citamos agora uma Noticia do Portugal Digital
(...)
Portugal convida o Brasil a comprar dívida pública - Teixeira dos Santos esteve reunido, nesta quinta-feira (9), em Brasília, com o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, durante cerca de duas horas.
Brasília – O ministro português das Finanças, Teixeira dos Santos, convidou os empresários e o governo brasileiro a investirem na dívida pública de Portugal.
Teixeira dos Santos esteve reunido, nesta quinta-feira (9), em Brasília, com ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, durante cerca de duas horas.
Após o encontro, na Esplanada dos Ministérios, Teixeira dos Santos, em declarações aos jornalistas, afirmou que Portugal irá “contar” com o Brasil nas emissões da dívida pública.
“Nas emissões da dívida pública portuguesa deveremos contar com entidades brasileiras: empresários interessados, entidades empresariais e governamentais, investidores de qualquer natureza interessados em Portugal”, disse o ministro português. etc e tal e coisa...
Teixeira dos Santos não respondeu, no entanto, à pergunta sobre qual o montante da compra de dívida pública que poderá ser feita pelo Brasil.
O ministro, que esteve sozinho no encontro com os jornalistas, disse que teve a oportunidade de falar com Guido Mantega sobre o relacionamento econômico e empresarial entre os dois países. “Portugal quer mais mais empresas brasileiras em Portugal e mais empresas portuguesas no Brasil”, afirmou. O governo português, segundo Teixeira dos Santos, deseja também aumentar os financiamentos.
Portugal e “em particular o Estado português” continua interessado em financiar as suas atividades junto dos mercados, através de emissões da dívida.
”Portugal vem fazendo um esforço de diversificação desses mercados para fora da Europa, em várias partes do mundo”, afirmou Teixeira dos Santos.
“Tenho a certeza de que o Brasil, sendo uma economia que para nós é estratégica, é também naturalmente um mercado que devemos explorar”.
O ministro português das Finanças deverá regressar ainda hoje a Lisboa.

(Fim de citação)
​Depois desta visita eu cheguei a uma simples conclusão:

O Recto Ângulo Ibérico está à VENDA, E QUEM MAIS DÁ MAIS AMIGO É DOS SANTOS (TEIXEIRA)
Sem mais comentários...

Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal/Brasil
Publicado em:  www.silvinopotencio.net
 
(*) Silvino (Dos Santos) Potêncio, Presidente Fundador do Clube Português de Natal, Membro da Comissão Nacional Brasileira Para a Comemoração do V Centenário do Descobrimento do Brasil). É Emigrante em Natal desde 07 de Outubro de 1979.  

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 25/12/2011
Reeditado em 12/03/2017
Código do texto: T3406015
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.