Um dia feliz - mensagem para um novo ano

UM DIA FELIZ

Mensagem para 2012

Hoje, resolvi não desejar um feliz ano novo a ninguém! Cheguei à conclusão de que é muito tempo para que a gente deseje que alguém seja feliz, sem esforço, só por força de um voto.

Porque também não faço estes votos por fazer, sem que espere que se concretizem. São a expressão de um verdadeiro sentir, e todos sabemos que quando se quer algo com o coração, a probabilidade de que se realize é muito grande, não? E se unirmos à sincera manifestação de nossa sensibilidade ade muitos outros...

E já pensou se isto acontece! Um ano inteiro de felicidade, sem ser por vontade própria, só porque todo mundo deseja?! Ninguém aguentaria, não é mesmo?

Imagine só: você acorda e se sente feliz, simplesmente porque acordou, enquanto muitos outros nem tiveram oportunidade de reclamar do dia porque não acordaram, coisa a que você nunca deu a mínima importância! Mas, ainda assim, você não só acorda como acorda... obrigatoriamente feliz ! E olha que está chovendo, está frio e você ainda tem que sair para trabalhar de ônibus e metrô, e o trabalho é no centro da cidade! Porém, nada abala sua felicidade! Mesmo sendo segunda-feira!

Dia seguinte, a mesma coisa: acorda feliz! O calorão das primeiras horas promete e o trânsito está especialmente ruim, devido às obras de sabe-se-lá-o-quê. Mas, nada disso vai afetar sua felicidade, porque tanta gente desejou que você tivesse um ano feliz, que isso seria simplesmente inadmissível!

E ao longo do dia!? As reuniões de trabalho, aquela maravilha de sempre: muita conversa, muita discussão, para pouco resultado! Só perdem para as reuniões de condomínio, como a de que não poderá deixar de participar, à noite, porque será resolvido um assunto muito importante: o que fazer com a cachorrada da vizinha que late o tempo todo, e ainda deixa um odor muito desagradável no elevador social, porque a dona dos cachorros não admite que seus “filhos” andem de elevador de serviço! E, detalhe, ela estará presente na reunião! E você, feliz da vida, claro, também vai estar lá!

Ah, mas aí, chega sexta-feira, e você, que já estava feliz, fica mais feliz ainda! É o último dia de trabalho, e no final de semana tem churrasco, tem futebol, tem praia, tem tênis, tem cervejão, tem... chuva! Pois é, uma frente fria que estava de plantão, só esperando a sexta-feira, chegou e transformou o tempo! E lá se foi toda a programação do final de semana! E o que restou? A reprise de filmes na TV, com os intermináveis comerciais (a gente assiste mais comercial do que filme!), os programas de auditório, os inacreditáveis “realities shows” e aquela sensação indefinida de que tem alguma coisa errada, mas,... você está feliz! Feliz, muito feliz, porque tanta gente desejou isso, que simplesmente não tem como se livrar desse vaticínio!

O que fazer, então, para solucionar o problema de não impor a alguém algo para o que não esteja preparado ou simplesmente não tenha condições de valorizar? Será que não correria o risco de obter um efeito contrário? Assim, resolvi que, ao invés de desejar um ano inteiro de felicidade, vou reduzir meus votos a um período bem mais curto, e será necessário, para sua concretização, a participação ativa de quem receber esta mensagem. Neste próximo ano, vou desejar que você seja feliz, sim, mas apenas no primeiro dia do ano. Veja bem o que lhe desejo: só um dia de felicidade! “Unzinho”! Por favor, não esqueça, para depois não me culpar de nada!

E como deverá ser vivido, para que esse dia seja “o” dia? Vamos lá! Primeiro, acorde e tenha consciência de que acordou, e então fique feliz por isso! Depois, ouça o som da natureza a sua volta, perceba o Criador falando com você no canto de um sabiá, na voz estridente de uma maritaca, nos infinitos sons de tantos pássaros que acordam bem cedo para desfrutar e estimular que todos vivam a vida com alegria, com entusiasmo, e seja feliz por poder entender essa realidade! Saia para caminhar, encontre pessoas, cumprimente-as, dê um bom dia e um aceno para o sol, compre um pão quentinho, saído do forno, corra para casa para tomar o café da manhã com a família e se sinta feliz por isso! Não entre no Facebook, não leia e-mails, não leia o jornal, não assista o noticiário, simplesmente viva esse primeiro dia sem se preocupar com o que não esteja bem no mundo, preocupe-se apenas com que tudo esteja bem dentro de você e, quem sabe, no dia seguinte, poderá colaborar para que o mundo possa ser um pouquinho melhor! Ah, e seja feliz por isso!

Bem, ao terminar esse dia, espero que tenha sido um dia efetivamente feliz, não porque eu o desejei simplesmente, mas porque você o transformou em um dia feliz por ter aplicado, sem saber, uma fórmula há muito tempo ensinada por um mestre de sabedoria: a felicidade se constrói de dentro para fora, com conhecimentos que nos permitam ter consciência do que vivemos e de por que vivemos. E quando temos consciência do que é a vida, do porquê de recebermos este presente de Deus, porque temos a prerrogativa de entender toda a realidade que nos cerca, nada deve afetar a felicidade de viver, porque essa felicidade emana da própria consciência.

Agora, para completar esse dia feliz, sugiro que, antes de se deitar, recorde tudo o que viveu, e vá dormir com a consciência de que no dia seguinte pode superar o que foi vivido nesse.

E se considerar que seria muito bom que todos os demais dias do ano fossem assim... Bem, o critério é seu! Não me atribua nenhuma responsabilidade!

Mas, independentemente disso, não se esqueça de compartilhar esta simples fórmula, para que outros possam ter a mesma oportunidade de ter, pelo menos, um dia feliz durante um ano ou, quem sabe, na vida.

Carlos Alberto Soares