Regaste no nosso município

O pesquisador José de Jesus junto com o guia José Antônio Campos saíram pela manhã no dia 25 (domingo) de dezembo de 2011, da sede do município de Monte Santo/Ba para entrevistar e visitar algumas comunidades com seus respectivos moradores. Assim passaram pela fazenda Silgueira, visitando a casa da professora Oliva Andrade Brito, onde esta deu o seu depoimento e também foi filmada. Dando prosseguimento as visitas foram a fazenda Boqueirão do Engorda onde ouviram os abaios e conversas do octogenário Artur Ferreira de Brito de 83 anos, esse também foi filmado pelo pesquisador José de Jesus e por Zé do Ascendino. Já no povoado Lagoa do Saco, o pesquisador José de Jesus encontrou-se com os cordelistas Agenor de Jesus Brito e José Maurício de Souza, onde juntos improvisaram alguns versos de cordel. Além do versos de improviso filmou essa localidade, bem como na fazenda Garrote onde encontrou uma casa do século XIX, tendo essa sofrido uma reforma no século XX e que até a década de 90, se mantia conservada, sendo esta residida por Pedro do Satilo. Outras importantes descobertas foram a capela da Lajinha e o Tanque Velho, sendo a primeira inaugurada pelo padre Berenguer em 15 de novembro de 1950, caracterizada por se encontrar com uma porta da frente quebrada e outra rústica, ambas de cor azul. Dentro dessa capela há um oratório antigo e cheio de imagens, tendo a mesma defronte um cruzeiro. Os responsáveis pela obra na época foram Zinzin, Apolinário e outras pessoas da comunidade. Já o Tanque Velho da Lajinha ainda existe e foi construído no século XVIII, pelo fazendeiro Francisco D'Ávila da Costa Torres que além do Tanque Velho construiu também caldeirões (construídos por escravos do Costa Torres) e cercas de pedras vistas em pleno século XXI.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 30/12/2011
Reeditado em 30/12/2011
Código do texto: T3413896