Lacinhos de Fita

Lacinhos de Fita

Lembro-me muito bem de muitas passagens da minha infância. E ainda sinto com saudade, o cheiro das roupinhas novas que minha mãe com tanto carinho fazia para mim. Quase sempre era um vestidinho branco ou cor de rosa, de preferência de organdi, com poás ou flores em alto relevo, como se fossem pinguinhos de algodão em cima do tecido fino. Para completar o figurino, sempre havia um sapatinho de boneca com meia, uma fita de seda na cintura e o principal: lacinhos no cabelo. Tenho as fotos para curtir a saudade. E como eram doces meus momentos de princesa usando aqueles modelitos, me sentindo a menina mais linda do mundo. Depois fui crescendo, o mundo foi mudando e com ele, eu também mudei. Passei a sonhar com o meu primeiro sapatinho de salto, sonho que me custou muitas lágrimas, primeiro para obtê-lo e depois, por tê-lo conseguido. Era um sapato e uma roupa nova por ano. E como eram sonhados e desejados por mim e por todos que viveram na mesma situação de dificuldades dos anos 60 e 70. Depois vieram as calças jeans, as camisetas de malha e a infância morreu dentro delas... Hoje já não vejo mais crianças com vestidinhos rodados e nem com lacinhos nos cabelos. O que vejo são meninas imitando adultos, se equilibrando em saltos antes da hora, com o rosto maquiado e roupas que lembram tudo, menos a infância. Aliás, há pouco tempo, vi numa reportagem de televisão que alguns países da Europa irão proibir as vitrines de exibir e fábricas de produzirem roupas com apelo sexual e erótico para o público infantil e juvenil. Isso também deveria ser adotado no Brasil. Mas sei que apenas isso não basta. Não são apenas as roupas que trazem apelos eróticos. A música, a dança, a programação inteira da televisão estão influenciando a mudança de comportamento de nossos pimpolhos. Aqui no Brasil começou com a Xuxa e seus paquitos, copiando moda de outros países e logo em seguida houve uma enxurrada de programas incentivando as crianças a mudar o visual e o comportamento. As mães sempre achavam bonitinho. E ainda acham até hoje, quando ainda bebês começam a imitar seus ídolos, a maioria adolescentes, lançando moda. Só não acham, quando a precocidade começa a trazer problemas para dentro de suas casas, como a gravidez precoce, o consumismo exagerado, a falta de respeito com tudo e com todos, e uma autonomia inconsequente, que muitas vezes leva à situações muito tristes. Eu tenho saudade dos meus tempos de lacinhos... naquele tempo havia inocência na infância, havia magia no mundo e sonhos coloridos na juventude. A emoção era a tônica da nossa vida. Acabou. Tudo saiu pela nossas janelas quando a televisão entrou pela porta. Tenho de me conformar com as risadas das crianças à minha volta que dão risadas quando me vêem nas fotos com meus lacinhos. Eles não voltarão jamais aos cabelos das nossas meninas.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 03/01/2012
Código do texto: T3420231